Fenata inicia as apresentações de rua e peças infantis

Mix

23 de outubro de 2019 20:30

Da Redação


Relacionadas

Ponta Grossa recebe V Festival de Ópera do Paraná

Confira o resumo das novelas para esta quinta-feira (14/11)

Castro recebe show gratuito da Banda Klezmorim nesta sexta

Museu Campos Gerais recebe a exposição Carolina em HQ
'Mundo Medina' terá 8º temporada em 2020
Paraná oferece opções culturais de turismo holandês
Filme ‘Ford vs Ferrari’ mostra a evolução do automobilismo
Nesta noite o Festival Nacional do Teatro traz aos palcos peças de São Paulo, Bahia e do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa Foto: Aline Jasper
PUBLICIDADE

Nesta noite o Festival Nacional do Teatro traz aos palcos peças de São Paulo, Bahia e do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa

Nesta quinta-feira (24), o Festival Nacional de Teatro (Fenata) inicia a programação de apresentações do Teatro de Rua às 10h30, no Terminal Central, com o espetáculo “Casa de Farinha do Gonzagão - Teatro Baile”, do Grupo CTI – Cia Teatro da Investigação, de São Paulo/SP.

A música de Luiz Gonzaga dá origem ao espetáculo, que é um híbrido de teatro, música, dança e culinária. O grupo escolheu o teatro popular como meio de trazer elementos da vivacidade do povo nordestino, que se redimensiona na força e intensidade da poesia que pulsa na obra do Gonzagão. É um teatro-baile baseado na obra de Luiz Gonzaga, dividida em três partes sem intervalo.

Na Mostra Infantil, com entrada franca, o espetáculo de quinta-feira (24) será “Ói Lá Inezita” da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, às 14h no Cine Teatro Pax. A peça conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas e se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e presta uma homenagem à grande Inezita Barroso.

Na Mostra Adulta da noite de quinta-feira (24) o espetáculo será “Shakespeare – Paixão e Poesia”, do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. O espetáculo é um passeio pelo teatro, uma pesquisa bem-humorada sobre a vida de Shakespeare, sua obra e seu tempo. Macbeth, Lear, Hamlet, Romeu e Julieta e tantos outros personagens de suas mais belas peças de teatro vão aparecer em cena juntamente com o próprio William Shakespeare para falar de suas paixões, seus medos, suas obsessões, e suas profundas reflexões sobre a vida e a morte.

Em seguida, a Mostra Telmo Faria traz a Cia. Buffa de Teatro de Salvador/BA, com o espetáculo “Confabulações”, a partir das 22h. A peça apresenta quatro Bufonas, que confabulam para provocar reflexões acerca das violências sofridas pela personagem ao longo da história, ao longo dos fios do destino que compõem a Humanidade – fios do patriarcado e do capitalismo. As Bufonas revelam, também, as deusas Kali e Baubo, que estão no cerne da força da Mulher e convocam as mulheres a seguirem por um caminho de transformação de si mesmas, para, então, transformar a sociedade e tomar em suas mãos as rédeas e redes de seus destinos.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados

IVC Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização
aRede aRede
aRede
aRede