Fenata inicia as apresentações de rua e peças infantis

Mix

23 de outubro de 2019 20:30

Da Redação


Relacionadas

'Em Casa com Cultura' fomenta produções e artistas locais

A moda e as mudanças ao longo dos anos

Academia de Letras e Artes de PG promove festival online

Bacalhau Jurema: um prato dos deuses no paraíso termal
Orquestra Sinfônica do Paraná faz 35 anos e celebra de forma virtual
Paraná deve receber R$ 71 milhões para apoio à classe artística
Pop Cyber lança página especial de lives musicais
Nesta noite o Festival Nacional do Teatro traz aos palcos peças de São Paulo, Bahia e do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa Foto: Aline Jasper
PUBLICIDADE

Nesta noite o Festival Nacional do Teatro traz aos palcos peças de São Paulo, Bahia e do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa

Nesta quinta-feira (24), o Festival Nacional de Teatro (Fenata) inicia a programação de apresentações do Teatro de Rua às 10h30, no Terminal Central, com o espetáculo “Casa de Farinha do Gonzagão - Teatro Baile”, do Grupo CTI – Cia Teatro da Investigação, de São Paulo/SP.

A música de Luiz Gonzaga dá origem ao espetáculo, que é um híbrido de teatro, música, dança e culinária. O grupo escolheu o teatro popular como meio de trazer elementos da vivacidade do povo nordestino, que se redimensiona na força e intensidade da poesia que pulsa na obra do Gonzagão. É um teatro-baile baseado na obra de Luiz Gonzaga, dividida em três partes sem intervalo.

Na Mostra Infantil, com entrada franca, o espetáculo de quinta-feira (24) será “Ói Lá Inezita” da Cia. Cênica de São José do Rio Preto/SP, às 14h no Cine Teatro Pax. A peça conta a história de uma corajosa violeira que não acredita em um lugar definitivo para as coisas e se aventura por um Brasil repleto de riquezas e reinvenções. Em uma atmosfera envolvida pela música, dança e poesia, o espetáculo passeia por elementos da cultura popular brasileira e presta uma homenagem à grande Inezita Barroso.

Na Mostra Adulta da noite de quinta-feira (24) o espetáculo será “Shakespeare – Paixão e Poesia”, do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa. O espetáculo é um passeio pelo teatro, uma pesquisa bem-humorada sobre a vida de Shakespeare, sua obra e seu tempo. Macbeth, Lear, Hamlet, Romeu e Julieta e tantos outros personagens de suas mais belas peças de teatro vão aparecer em cena juntamente com o próprio William Shakespeare para falar de suas paixões, seus medos, suas obsessões, e suas profundas reflexões sobre a vida e a morte.

Em seguida, a Mostra Telmo Faria traz a Cia. Buffa de Teatro de Salvador/BA, com o espetáculo “Confabulações”, a partir das 22h. A peça apresenta quatro Bufonas, que confabulam para provocar reflexões acerca das violências sofridas pela personagem ao longo da história, ao longo dos fios do destino que compõem a Humanidade – fios do patriarcado e do capitalismo. As Bufonas revelam, também, as deusas Kali e Baubo, que estão no cerne da força da Mulher e convocam as mulheres a seguirem por um caminho de transformação de si mesmas, para, então, transformar a sociedade e tomar em suas mãos as rédeas e redes de seus destinos.

O Fenata é uma realização da UEPG e FAUEPG, em parceria com o Ministério da Cidadania, com patrocínio da Sanepar e GMAD, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Também são patrocinadores do festival o Colégio Sepam e Tratornew, com apoio do Hotel Planalto, Prefeitura de Ponta Grossa, ComturPG, RPC, Fecomércio e Sesc. O Fenata é aprovado pelo Ministério da Cidadania/Secretaria Especial de Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e pela Lei Municipal de Incentivo a Eventos, da Secretaria Municipal de Turismo.

Com informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Recomendados