Escritor lança primeiro livro de crônicas neste sábado | aRede
PUBLICIDADE

Escritor lança primeiro livro de crônicas neste sábado

A obra ‘Por extenso’ de Kleber Bordinhão já está disponível para venda

Kleber Bordinhão possui cinco livros de poesias publicados
Kleber Bordinhão possui cinco livros de poesias publicados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A obra ‘Por extenso’ de Kleber Bordinhão já está disponível para venda

No próximo, sábado, (14), Kleber Bordinhão fará o lançamento do primeiro livro de crônicas, a obra “Por extenso”, no Rei das Batidas a partir das 20h. Kleber Bordinhão possui cinco livros de poesias publicados: ‘distâncias do mínimo’ (2010), ‘Ano Neon’ (2013), ‘Fictícias’ (2014), ‘Carta as Cortes’ (2018) e ‘Sentir é sucinto’ (2018). Autor da exposição de haicais ‘máximas do mínimo’, em parceria com o Sesc, é também vencedor de concursos regionais e nacionais de poesia.

Alguns textos foram vinculados pelo jornal Diário dos Campos e a expectativa de lançar prosa é completamente diferente das obras poéticas. “Eu nunca quis tanto que lessem um livro meu, ao mesmo tempo nunca fiquei tão cabreiro”, confessa o escritor. Segundo ele a exposição é muito maior do que na poesia por ser, como no título do livro, “Por extenso”.

Diferente da poesia que é o nicho do nicho no mercado editorial, Kleber sente que a crônica é um gênero literário mais acessível que tem por característica histórica a leitura rápida em um jornal. “Pessoas que nunca me leram antes na poesia estão mais abertas a terem um livro ou vão se interessar mais por crônica”, ressalta. Na internet há quem nunca tenha comentado as poesias e nas crônicas começam a interagir. E para quem nunca leu Kleber Bordinhão, seja em prosa ou poesia, vai encontrar muito do cotidiano: encontros inesperados no supermercado, transporte coletivo, o balcão de um bar.

As crônicas as vezes acontecem de coisas que Kleber vê no cotidiano, as vezes é algo que ele vê na rua e quando chega em casa lapida a ideia. Outras vezes é preciso sentar no computador e tentar puxar ideias. Outra inspiração são outros cronistas que ajudam a despertar o olhar do escritor, pois para quem escreve, seja poesia ou crônica, uma cadeira nunca será apenas uma cadeira. Tem que estar com o radar ligado que a crônica sai. Tudo pode virar crônica para Kleber.

Trajetória

Em 2013, o poema ‘Ode ao Ade’, de Kleber, foi musicado pela banda ponta-grossense A Coisa, chegando ao primeiro lugar do 26º Festival Universitário da Canção. Faz parte da equipe que produz e apresenta o Botecast - podcast de entrevistas com figuras atuantes na área da cultura e educação de Ponta Grossa e região.

Em 2015, participou da 34ª Semana Literária Sesc na mesa ‘Novos Autores do Paraná’, e na última edição do mesmo evento apresentou a palestra ‘Poesia e Imaginação’. Já em 2019 participou da 38ª Semana Literária na mesa ‘Poesia e o exercício da liberdade’, ao lado do escritor Ramon Ronchi. Ministra palestras e oficinas sobre literatura para estudantes da rede pública e particular da região dos Campos Gerais. Mantém a coluna Vida Crônica no jornal Diário dos Campos.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE