Infográfico conta a história do Carnaval pelo mundo | aRede
PUBLICIDADE

Infográfico conta a história do Carnaval pelo mundo

Carnaval foi colocado no calendário eclesiástico no ano 590 depois de Cristo. Contudo, as raízes da festa datam de mais de 3.300 anos

Imagem ilustrativa da imagem Infográfico conta a história do Carnaval pelo mundo

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Carnaval foi colocado no calendário eclesiástico no ano 590 depois de Cristo. Contudo, as raízes da festa datam de mais de 3.300 anos

Os blocos de Carnaval do Rio de Janeiro já foram para as ruas no início do mês, mas o tradicional desfile das escolas de samba do Grupo Especial acontece nos dias 23 e 24 de fevereiro. A parada carnavalesca realizada no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, é uma atração de encher os olhos e por sua grandeza atrai turistas de muitos lugares – em 2019 foram mais de 7 milhões de foliões. Apesar de famoso no mundo todo, muitos brasileiros não conhecem a origem da festa.

A Free Walker Tours preparou um infográfico contando a história da festa que faz parte da cultura do país. De acordo com a agência de turismo, as raízes da festa datam de mais de 3.300 anos, passando pelas festas agrárias dos povos primitivos, que celebravam as terras, o campo e a agricultura, pelo registro sobre os cultos a Dionísio, o Concílio em que bispos cristãos se reuniram na cidade de Nícea da Bítinia e estabeleceram oficialmente a prática da Quaresma, até chegar em 590 D.C, quando o PAPA Gregório I, o Grande, coloca definitivamente o Carnaval no calendário eclisástico.

No Brasil, os bailes de Carnaval, inspirados nas festas europeias, começaram a fazer sucesso nos anos 1840. Já a criação de clubes e blocos, com o surgimento de um cordão carnavalesco, teve início a partir de 1855. Confira a história completa no infográfico da Free Walker.

Curiosidade

Acredita-se que o termo Carnaval tenha se originado da expressão em latim ‘Carnem Levare’, que significa abster-se da carne, uma das exigências da Quaresma. Quando o Carnaval terminasse, então se iniciaria a quaresma, sem o consumo da carne.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE