Exposição virtual sobre o ciclo da madeira em Palmeira atinge mil acessos | aRede
PUBLICIDADE

Exposição virtual sobre o ciclo da madeira em Palmeira atinge mil acessos

Os visitantes também puderam acompanhar como a madeira foi explorada para o mercado de exportação, para o mercado interno, como lenha e como matéria-prima para construção das casas dos próprios colonos

A exposição virtual ‘Palmeira em Madeira’ atingiu uma expressiva marca nesta semana, chegando a marca de mil acessos.
A exposição virtual ‘Palmeira em Madeira’ atingiu uma expressiva marca nesta semana, chegando a marca de mil acessos. -

Hurlan Jesus

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Os visitantes também puderam acompanhar como a madeira foi explorada para o mercado de exportação, para o mercado interno, como lenha e como matéria-prima para construção das casas dos próprios colonos

A exposição virtual ‘Palmeira em Madeira’ atingiu uma expressiva marca nesta semana, chegando a marca de mil acessos. No ar desde o final do mês de abril, a exposição apresenta fotografias do acervo do Museu Histórico Municipal Dr. Astrogildo de Freitas, sendo algumas inéditas, além de documentos e um vídeo de fragmentos históricos com relatos de alguns moradores da localidade de Santa Barbara, local referência na arquitetura em madeira.

A exposição promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, pode ser acessada através do site da Prefeitura de Palmeira, ou diretamente pelo endereço www.palmeira.pr.gov.br/palmeira-em-madeira/exposicao/.

Segundo o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi, a ideia da exposição virtual surgiu devido a Covid-19. “A pandemia alterou os serviços de fornecedores e consequentemente a reabertura do Museu, contudo, o Museu não deixou de cumprir sua função social e foi de encontro a comunidade. De um jeito inovador e aproveitando as plataformas digitais, a “Palmeira em Madeira” foi lançada para encantar os palmeirenses e ser uma forma de distração nesta quarentena”, explicou.

Até o momento, mil visitantes já puderam, durante a visita virtual, observar diversos registros de casas feitas em marcenaria em Palmeira. São construções realizadas por famílias de alemães, russos-alemães, italianos, poloneses e portugueses, cada um com sua cultura, modo de fazer, técnica de construção, cada qual com um estilo arquitetônico próprio, porém, adaptado aos recursos e às madeiras que encontraram em Palmeira.

Os visitantes também puderam acompanhar como a madeira foi explorada para o mercado de exportação, para o mercado interno, como lenha e como matéria-prima para construção das casas dos próprios colonos.

Paulo Taufer, chefe de Cultura e Patrimônio Histórico de Palmeira e um dos responsáveis pela realização da exposição, explica que “a princípio a ideia era abordar a exploração e a história do ciclo econômico da madeira em Palmeira, porém, ao nos depararmos com tantas fotografias de moradias em madeira, vimos ali a chance de abranger a questão cultural, a arquitetura, a imigração, enfim, fazer uma exposição mais ampla, inclusive possibilitando uma maior identificação do povo palmeirense com a mesma”, disse.

Além das sessões documentais, fotografias de acervo e vídeo, a exposição também conta com uma sessão dedicada às casas em madeira que ainda permanecem no cenário cotidiano dos bairros de nossa cidade.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE