Cultura promove seminário online sobre Lei Aldir Blanc

Mix

01 de julho de 2020 19:54

Da Redação


Relacionadas

Seu Jorge anuncia live com músicas de David Bowie

Costella & Cia é destaque na oferta de assados em PG

Os desafios dos museus em tempos de pandemia

Vestidos: Elegância e estilo para todas as ocasiões
Gigaleak: o controverso vazamento da Nintendo
Nova versão de 'Mulan' será lançada diretamente no Disney+
Crônicas dos Campos Gerais: ‘O menino que vi’
A chamada de Lei Aldir Blanc, em homenagem ao artista que morreu de Covid-19. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O objetivo é iniciar um diálogo com os municípios sobre a implementação da lei e ouvir as demandas dos participantes para o fomento do setor cultural em suas regiões

A Superintendência-Geral da Cultura da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura promove de 1º a 8 de julho o Seminário Online Lei Aldir Blanc, voltado aos dirigentes públicos de cultura das oito macrorregiões do Estado. O objetivo é iniciar um diálogo com os municípios sobre a implementação da lei e ouvir as demandas dos participantes para o fomento do setor cultural em suas regiões.

A chamada de Lei Aldir Blanc, em homenagem ao artista que morreu de Covid-19, prevê uma renda emergencial para os trabalhadores do setor, subsídios mensais para manutenção dos espaços culturais e outros instrumentos como editais, chamadas públicas e prêmios. O Paraná deve receber cerca de R$ 150 milhões provenientes do Fundo Nacional de Cultura. O texto foi sancionado pela Presidência da República nesta segunda-feira (29).

“Queremos pactuar com os municípios estratégias para utilização desses valores, ouvindo as demandas que são específicas para cada região do Estado. Assim que os recursos forem repassados, precisamos estar preparados para dar encaminhamentos rápidos e garantir que os valores cheguem até os trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural de cada município do Paraná”, destaca a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

PROGRAMAÇÃO – O seminário foi estruturado em oito encontros que seguirão o mesmo formato. A superintendente-geral da Cultura fala sobre o que é a Lei Aldir Blanc, seus desafios e perspectivas pós-pandemia. Em seguida, a diretora de Cultura Elietti Vilela divulga os dados da pesquisa realizada pela Superintendência da Cultura sobre os Sistemas Municipais de Cultura (SMC) no Paraná e aponta os caminhos de como criar os mecanismos necessários para estabelecer os SMC. Depois, é aberta a palavra para contribuição dos dirigentes públicos de cultura. Participam também os conselheiros representantes da macrorregião e dos dirigentes culturais do Conselho Estadual de Cultura (Consec).

Confira o cronograma:

1º de julho

17h às 19h: Macrorregião Litoral

2 de julho

9h30 às 12h: Macrorregião Sudoeste14h às 16h30: Macrorregião Nordeste

3 de julho

9h30 às 12h: Macrorregião Noroeste14h às 16h30: Macrorregião Centro-Sul

6 de julho

14h às 16h30: Macrorregião Campos Gerais

7 de julho

14h às 16h30: Macrorregião Oeste

8 de julho

14h às 16h30: Macrorregião Curitiba e RMC.

ServiçoSeminário Online Lei Aldir BlancDe 1 a 8 de julho de 2020

Para dirigentes públicos de cultura do Paraná (http://www.cultura.pr.gov.br)

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

PUBLICIDADE

Recomendados