Documentário gravado na região ganha destaque internacional | aRede
PUBLICIDADE

Documentário gravado na região ganha destaque internacional

A temática gira em torno da arte rupestre encontrada em Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva

Imagem ilustrativa da imagem Documentário gravado na região ganha destaque internacional
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A temática gira em torno da arte rupestre encontrada em Ponta Grossa, Tibagi, Ventania, Piraí do Sul e Jaguariaíva

O segundo episódio da série O Lugar Antes de Mim - A Arte  Rupestre nos Campos Gerais foi selecionado para a competição oficial  do festival de cinema francês Rencontres d'archéologie de la  Narbonnaise 2020, ele será exibido na cidade francesa no dia 06 de  novembro.       A série documental criada e dirigida por Karla Nascimento,  propõe a difusão e a consequente valorização do patrimônio cultural,  em especial os sítios arqueológicos através dos recursos audiovisuais.

No segundo episódio foi abordado a arte rupestre nos Campos Gerais, em  arenitos no Segundo Planalto Paranaense. Foram visitados diversos  sítios arqueológicos nos municípios de Ponta Grossa, Tibagi, Ventania,  Piraí do Sul e Jaguariaíva. Os abrigos e cavernas estão localizados em  áreas da Escarpa Devoniana e da Bacia do Paraná, numa paisagem  surpreendente, com rochas sedimentares, que vem se transformando ao  longo de 130 milhões de anos, desde a separação da África com a  América do Sul. 

Parte da região já foi fundo de oceano e, atualmente,  conta com uma incomparável beleza cênica, com cânions, cachoeiras,  cascatas, lajeados, cavernas, fendas  e abrigos, alguns apresentando  vestígios e representações simbólicas de povos que habitaram o local  desde tempos remotos.

São pinturas e gravuras rupestres, artefatos  lascados e polidos em pedra, além de materiais cerâmicos e evidências  da dieta alimentar. As escavações e estudos já realizados confirmam  cientificamente a presença humana há mais de 8.000 anos atrás nos  Campos Gerais, podendo chegar brevemente, com os resultados de novas  pesquisas, a datas bastante recuadas.

O projeto deste episódio foi aprovado no Programa Estadual de  Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE da Secretaria de Estado da  Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná, contou  com o apoio da Copel e dos Supermercados Tozzeto e foi realizado pela  Ampler.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE