Castrolanda participa de Festival Folclórico virtual

Mix

30 de julho de 2020 22:00

Da Redação


Relacionadas

Lago de Olarias ganha árvore de Natal gigante

‘Literatura para a UEPG’ recebe inscrições para aulas sobre obras do PSS

Moda: Versatilidade resgata acessórios de diversos estilos para este verão

Scilas Oliveira lança novo trabalho musical
Museu Holandês de Arapoti terá recursos da Lei Rouanet
Live às 19h abre exposição do MON em Ponta Grossa
Crônicas dos Campos Gerais: “A Bomboniere Aurora”
PUBLICIDADE

Organizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), o evento reúne 16 grupos folclóricos de 13 etnias diferentes que apresentam um pouco da sua cultura e tradição

O tradicional Festival Folclórico e de Etnias do Paraná este ano será um pouco diferente do comum. Realizado no Teatro Guaíra em Curitiba, em 2020, o evento deixará os palcos e será transmitido pelas redes sociais entre os dias 15 e 30 de agosto. Organizado pela Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), o evento reúne 16 grupos folclóricos de 13 etnias diferentes que apresentam um pouco da sua cultura e tradição.

Entre os participantes, está a Colônia Castrolanda que leva um pouco da cultura holandesa por meio do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e do Coral Masculino "Boerenkoor" (coral dos fazendeiros). A apresentação dos grupos acontecerá no dia 19 de agosto, a partir das 20 horas.

Para Margje Rabbers, uma das coordenadoras do grupo, é um prazer poder participar do evento. "É de extrema importância para nós divulgarmos a nossa cultura e também é um prazer mantermos vivas as tradições e costumes dos imigrantes dentro da Colônia Castrolanda". Ela conta ainda que a primeira participação do grupo no Festival foi em 1959 e, desde então, somente não participou da edição de 2013.

Quem também comemorou a realização do Festival neste ano foi o gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers. “Em virtude da pandemia, quase todos os eventos e festivais foram cancelados, então ficamos felizes com a realização do Festival de forma virtual. É uma maneira de matarmos a saudade das apresentações e conseguirmos entreter o público e envolver toda a nossa comunidade”, explica.

Ele também comenta que a apresentação via rede social é importante para facilitar o acesso para todos aqueles que não tem a oportunidade de viajar até Curitiba. “A distância até o Teatro Guaíra e o horário da apresentação ser a noite, muitas vezes, impede que os castrenses possam acompanhar a nossa participação, então vai ser importante para podermos levar para eles esse conteúdo”, conclui.

A apresentação preparada para este ano promete emocionar a todos. A live vai contar com a participação ao vivo de um narrador, imagens e as músicas e danças dos grupos serão de espetáculos gravados em anos anteriores. Segundo Margje, o roteiro reúne trechos das participações no Festival em 2017, 2018 e 2019 e busca contar um pouco da história dos três grupos culturais de Castrolanda.

Serviço

59º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Data: 15 a 30 de agosto de 2020

Mais informações: www.festivalfolclorico.com.br/

PUBLICIDADE

Recomendados