Documentário exibe inovações do Museu de Palmeira

Mix

18 de setembro de 2020 23:00

Da Redação


Relacionadas

Orlando Drummond, o Seu Peru faz 101 anos neste domingo

Acessórios trazem referências variadas na moda verão 2021

Banda Índigo de PG lança novo videoclipe

Paraquedismo traz desafio nas alturas para praticantes
Aluna faz homenagem para os professores
Gusttavo Lima copia texto da internet para falar da separação
Crônicas dos Campos Gerais: “O caçador de borboletas”
O vídeo estreou na noite de segunda-feira (14) em sessão drive in, no município de Palmeira, como parte do evento de inauguração do museu após a reforma Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

O vídeo estreou na noite de segunda-feira (14) em sessão drive in, no município de Palmeira, como parte do evento de inauguração do museu após a reforma

O Canal no YouTube do Museu Campos Gerais abriga a partir de agora o documentário ‘Museu de Palmeira – O Caminho da História’ (2020), numa parceria com a Associação dos Museus dos Campos Gerais. O vídeo estreou na noite de segunda-feira (14) em sessão drive in, no município de Palmeira, como parte do evento de inauguração do museu após a reforma.

A ocasião também propiciou visitas guiadas limitadas, conforme protocolos de proteção durante a pandemia. Estiveram presentes moradores de Palmeira, a equipe envolvida na reforma do museu, gestores e também o diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, representando a Associação dos Museus dos Campos Gerais.

O audiovisual, de 16 minutos, destaca as inovações do Museu de Palmeira após a reforma. A direção do vídeo é de Igor Gavioli, que também assina a edição, em parceria com Camila Rigoni. Ambos respondem também pela produção, junto de Gabriel Osternaki. As imagens passeiam pelas exposições e permitem uma visão das modificações no prédio e no mobiliário.Um dos entrevistados é o prefeito Edir Havrechaki, formado em Geografia pela UEPG. “Museu é algo que reúne não só coisas materiais, mas toda uma simbologia daquilo que vivemos, que forma uma energia estabelecida dentro da cidade. Acho que museu é isso. É recontar uma história através de objetos, fatos e momentos para sabermos o que é o presente, o que foi o passado e o que será o futuro”, diz o prefeito logo no início do vídeo.

Outro conjunto de entrevistados detalhe os processos de reformulação da expografia, em busca de informações objetivas, com explicações, sem esquecer do apelo visual para despertar a curiosidade de diferentes públicos. O designer Patrick Riffert relembra que foram necessários vários testes e visitas técnicas, sendo a principal realizada no Centro Cultural Castrolanda, em busca de um design mais atual nas exposições para chamar atenção.

A designer de móveis Andreza Gonçalves reforça que o ganho de espaço no prédio foi fundamental, bem como o investimento em novo mobiliário, que favorecesse ainda mais os objetos em exibição. Em entrevista, a designer Camila Rigoni destaca o equilíbrio entre a modernidade dos painéis em contraste com objetos históricos.

O historiador e diretor Paulo Henrique Taufer comenta as pesquisas que permitiram a reformulação das exposições no Museu de Palmeira a partir de uma nova identificação do valor de objetos no acervo, num trabalho em parceria com a consultora historiográfica Vera Lúcia de Oliveira Mayer. Para Waldir Joanassi Filho, secretário municipal de Cultura, a reforma foi inovadora também por possibilitar ao visitante ter acesso a 100% do prédio como espaço visitável. Um dos desafios foi “trazer uma outra roupagem para contar a história do município”. Ele enfatiza na entrevista os acervos que evidenciam a contribuição dos povos africano e indígena na constituição da cidade.

Serviço: Documentário ‘Museu de Palmeira – O Caminho da História’

Ano: 2020

Duração: 16’27’’

Direção: Igor Gavioli

Edição: Igor Gavioli e Camila Rigoni

Produção: Igor Gavioli, Camila Rigoni e Gabriel Osternaki

Link: https://www.youtube.com/watch?v=dm2PKx97uLo

PUBLICIDADE

Recomendados