Concurso de crônicas revela vencedores em PG | aRede
PUBLICIDADE

Concurso de crônicas revela vencedores em PG

Foram inscritas 294 crônicas, totalizando 140 autores

A abrangência na origem dos inscritos surpreendeu a comissão organizadora que constatou a participação de escritores de vinte e um estados do Brasil, além de participações do Japão e de Portugal.
A abrangência na origem dos inscritos surpreendeu a comissão organizadora que constatou a participação de escritores de vinte e um estados do Brasil, além de participações do Japão e de Portugal. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Foram inscritas 294 crônicas, totalizando 140 autores

A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG) promoveu, no primeiro semestre de 2020 um concurso de crônicas em nível nacional que leva o nome do saudoso escritor Guaracy Paraná Vieira, patrono da Cadeira nº 20 da entidade. Foram inscritas 294 crônicas, totalizando 140 autores. A abrangência na origem dos inscritos surpreendeu a comissão organizadora que constatou a participação de escritores de vinte e um estados do Brasil, além de participações do Japão e de Portugal.

Os integrantes da Comissão Julgadora composta pelos escritores: Giovana Montes Celinski,  José Ruiter Cordeiro e Neuza Helena Postiglione Mansani, encontraram textos de elevado nível de escrita, o quê dificultou a classificação do material inscrito. Em concordância com edital do concurso, foram selecionados os textos:

1º lugar: Celeiro da infância, autor: André Telucazu Kondo de Taubaté – SP.

2º lugar: O cão e o menino, autor: Schleiden Nunes Pimenta de Bernardino Campo – SP.

3º lugar: Dos amores divididos e multiplicados, autora:  Regina Ruth Rincon Caires de Araçatuba – SP

Menção honrosa: Pés de Bailarina, autora: Coracy Teixeira Bessa de Salvador – BA.

Menção honrosa: Povo de barro, autor: Edweine Loureiro da Silva de Saitama – Japão.

Menção honrosa: Os versos e o reverso de um poema inexistente, autor: Geraldo Trombin Americana – SP.

Menção honrosa infantil: A flor encantada, autora: Maria Rita Souto Maior da Costa Pinto (10 anos) de Recife – PE.

Além da classificação prevista no edital do concurso, a Comissão Organizadora optou por conceder, também, Menção Honrosa à crônica de Maria Rita Souto Maior da Costa Pinto como incentivo à produção literária, considerando a qualidade do texto produzido pela autora de 10 anos.

Segundo a presidente da entidade, Renata Regis Florisbelo: “Atribuir o nome de um concurso a um autor de reconhecido talento no estilo textual em questão é um excelente modo de homenagear nossos autores e de personalizar o concurso conferindo-lhe uma identidade ligada aos Campos Gerais”. O organizador do concurso, Flávio Madalosso Vieira, reforça: “O nome Guaracy Paraná Vieira (Vieira Filho) não pode ser esquecido, pois é um marco na memória dos ponta-grossenses a maneira pela qual as suas crônicas chegavam às casas por meio de leituras diárias em rádios, além da incrível marca de mais de dezesseis mil crônicas produzidas”.

O estatuto da ALCG destaca a missão da entidade de cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura e prevê a realização de concursos literários nas mais diversas modalidades textuais a critério dos organizadores. O concurso contou com o apoio do Centro Cultural Professor Faris Michaele e terá a premiação realizada durante o lançamento da Antologia 11 da Academia de Letras dos Campos Gerais.

Informações Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE