48º Fenata captará recursos pelo Paraná Cultural

Mix

27 de outubro de 2020 21:30

Da Redação


Relacionadas

Professor promove palestra sobre a Semana da Consciência Negra

Coleções de moda destacam-se por diferentes culturas

Mostra de Talentos será exibida online neste sábado

Escritora de PG lança novo livro
Museu Paranaense traz mostra em parceria com Fundação
Mostra “Em Casa com Bonecos” estreia domingo
Crônicas dos Campos Gerais: “Máscaras aqui e acolá”
48º Fenata captará recursos pelo Paraná Cultural Foto: Luciane Navarro
PUBLICIDADE

O edital permite que projetos selecionados pela Lei Rouanet possam captar recursos de empresas ligadas ao estado

O 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata) está na lista dos projetos selecionados pelo programa de incentivo Paraná Cultural, do Governo do Estado. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Comunicação Social e de Cultura do Paraná na segunda-feira (26). O edital permite que projetos selecionados pela Lei Rouanet possam captar recursos de empresas ligadas ao estado. Ao todo, 16 projetos foram contemplados.

“O Paraná Cultural é um programa de incentivo à cultura do governo estadual, que prevê que os projetos já aprovados pela Lei Rouanet possam ser inscritos nesse programa para receberem patrocínio de empresas vinculadas ao governo, como a Copel e a Sanepar”, explica Alessandra Bucholdz, superintendente da FAUEPG. “Nós já tínhamos alguns patrocínios iniciais, mas a aprovação no Paraná Cultural garante outros recursos financeiros”, continua.

Para a pró-reitora Édina Schmanski, a seleção do festival no Paraná Cultural representa um grande incentivo para o 48° Fenata. “Ser selecionado neste importante programa demonstra mais uma vez o reconhecimento do FENATA e de sua bela trajetória histórica nos 50 anos da UEPG”, reforça. “Isto enaltece, também, a necessidade da cultura e da arte para a sociedade, sobretudo neste momento histórico de pandemia em que vivemos”, considera a pró-reitora.

Organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), o festival conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac. O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil e em sua 48º edição carregará o subtítulo “A cena dramatúrgica brasileira”.

Mesmo Fenata, outro formato

Em razão da pandemia, nesta edição, o tradicional festival promove um concurso de textos dramatúrgicos. Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionará sete textos, os quais serão premiados com R$ 3,4 mil cada. Os textos vencedores integrarão o livro “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que marca o festival. Após a premiação, a UEPG realizará uma live em que os curadores comentarão sobre os textos selecionados.

A diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi, ressalta que o Fenata se mantém forte apesar dos desafios impostos pela pandemia. “Desta forma, considero uma grande conquista para o 48° Fenata ter sido selecionado, pois, em torno dos 150 projetos inscritos, o Fenata está entre os destaques com uma excelente nota”, pensa. “Ser aprovado no Paraná Cultural é o reconhecimento de que estamos proporcionando à comunidade uma cultura viva, comprometida com o fazer teatral”, complementa Borsoy. O resultado final do festival será divulgado em 09 de novembro. O 48º Fenata também terá contação de histórias e palestras com figuras do cenário teatral. 

PUBLICIDADE

Recomendados