Coleções de moda destacam-se por diferentes culturas | aRede
PUBLICIDADE

Coleções de moda destacam-se por diferentes culturas

Da mesma maneira que consideramos a moda como sendo cíclica, ela ultrapassa este sentido quando está relacionada a significados do vestuário, envolvem-se com o tempo, cultura e a arte

Da mesma maneira que consideramos a moda como sendo cíclica, ela ultrapassa este sentido quando está relacionada a significados do vestuário, envolvem-se com o tempo, cultura e a arte.
Da mesma maneira que consideramos a moda como sendo cíclica, ela ultrapassa este sentido quando está relacionada a significados do vestuário, envolvem-se com o tempo, cultura e a arte. -

Hurlan Jesus

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Da mesma maneira que consideramos a moda como sendo cíclica, ela ultrapassa este sentido quando está relacionada a significados do vestuário, envolvem-se com o tempo, cultura e a arte

Segundo pesquisas, a utilização de roupas usadas pelo ser humano existe desde 600 mil anos a.C. Durante este período de tempo, cobrir o corpo era uma forma de pudor, natural ou mesmo inconsciente já expressava significados, o que já revela a individualidade. Aqueles que estavam cobertos de peles eram tidos como bons caçadores e quanto mais peles, mais forte significava que eles eram dentro do grupo, ou seja, as vestimentas já posicionavam a diferenciação.

A agregação do termo “Moda” surgiu  por volta do século XIV, no entanto ainda que tenha o significado de “modos” ou “comportamento” se for analisado pela linha do tempo em nossa temporalidade, ainda segue alguns valores, ou seja, a forma que nos vestimos desempenha um papel de extrema importância na construção social e identidade.

Analisar a moda, o tempo e a sua evolução é desvendar normas sobre a aparência apropriadas que determinam um período, pois o vestuário traz referências históricas em diferentes épocas.

Nesse contexto, os desfiles ilustraram um o espetáculo de valores que transformam coleções como os adornos.

Vivemos na linha do tempo da contemporaneidade. Mas o mundo está mudando e muito rápido o sentido de moda também. Atualmente a demanda muito mais que reflexão de valores que transformam as novas coleções.

Hoje a matéria é sobre “contas de miçangas”, que são tão contemporâneas quanto históricas. Usadas entre várias etnias, como as africanas, elas foram também incorporadas em tribos indígenas, transformadas em adornos cheios de cores e valores culturais. Citei a questão de ser usada pelos indígenas pelo fato que gera curiosidade. Por ter sua base um material industrializado como eles aderiu as miçangas? Este fator carrega a troca de objetos que iniciava no mundo, uma relação com culturas e valores diferentes que se uniam.

A palavra miçangas é derivada de (masanga), tem origem africana que significa "contas miúdas". Uma continha de louça ou vidro com uma grande rede de significados, no formato, cores, modo de usar entre outros símbolos, um conta de miçanga é um muito mais que uma conta, ela é história.

Finalizo escrevendo que, segundo o que elas já representam seguem como precursoras às tradicionais coleções do nosso verão 2021. O que afirmo, é que será muito usada pois incentiva o diálogo e a aproximação entre pessoas, o que tanto está sendo estudado dentro da cadeia de moda a representação e significados das gerações. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE