Live às 19h abre exposição do MON em Ponta Grossa

Mix

26 de novembro de 2020 15:18

Da Redação


Relacionadas

2021 NOVO CICLO DA MODA

Coluna 'Na Trilha da Fé: Pastoral da Criança: a cara da Igreja

Espaço Cultural Pôr do Sol promove live neste sábado

Crônicas dos Campos Gerais: ‘Simples e bom’
Coletivo musical Fora da Caixa lança videoclipe ‘Arizona’
Músico de PG promove live na próxima quarta
Conheça um pouco sobre a banda Diorama
PUBLICIDADE

Um evento online às 19h desta quinta-feira (26), pelo YouTube da UEPG marca abertura da exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’, em cartaz no Museu Campos Gerais (MCG) de forma online e também para visitação presencial controlada

Participam da live a diretora cultural do Museu Oscar Niemeyer (MON), Glaci Gottardello Ito, e o diretor do MCG, Niltonci Chaves, acompanhados dos curadores da mostra – a professora Nisiane Madalozzo, da UEPG, e o arquiteto Gustavo Paris (MON). A transmissão ao vivo tem apoio do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) e da Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM) da universidade. A mediação fica por conta do professor Nelson Silva Junior, do Departamento de Artes.

A parceria institucional entre os museus é inédita e inaugura ações de itinerância do MON por museus no interior do estado. “Estamos honrados por termos sido escolhidos para receber acervo de maquetes de um dos nomes mais expressivos da arquitetura no país e que possui referências também em Ponta Grossa e pelas cidades do Paraná”, comenta Niltonci Chaves, diretor do MCG. 

A mostra é composta por quatro maquetes de casas de Artigas (em projetos originais que vão de 1942 a 1966) e outras três representações de estruturas desenvolvidas em projetos do arquiteto, nascido em Curitiba, tal como o pilar da rodoviária de Jaú (1973) e escada em caracol da Casa Bettega (1953). A exposição possui, ainda, seção específica de informações sobre a arquitetura modernista em Ponta Grossa.

Visitação controlada

Com o objetivo de dar maior acesso ao público à exposição inédita na região, o MCG realiza visitações controladas de pequenos grupos, sempre de terça a sexta-feira, às 14h. As pessoas interessadas devem efetivar agendamento pelo site do museu. As atividades respeitam os protocolos de segurança sanitária e de prevenção à covid-19, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social. Não será permita visita nesse primeiro momento de crianças menores de 11 anos e de pessoas com mais de 60.

Acesso online

Desde a última semana, o site do MCG disponibiliza informações sobre a exposição, incluindo vídeos dos bastidores que revelam passos da montagem da exposição no Salão Saint-Hilaire. Em breve, será possível navegar pela mostra por meio de fotografia em 360º, produzida pelo fotógrafo Celso Margraf. Por ocasião da mostra, o museu inaugurou também conta no Instagram, que atualiza novidades sobre a exposição e outras ações do MCG.

Viabilização

A vinda da exposição ‘João Vilanova Artigas: nos pormenores um universo’ é uma realização do Museu Oscar Niemeyer, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo, com patrocínio de Copel, Sanepar, Volvo e Anaconda Farinha de Trigo. O evento tem apoio da Associação dos Museus dos Campos Gerais, da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural e da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) da UEPG.

PUBLICIDADE

Recomendados

MIX - 16/01/2021 05:30h

2021 NOVO CICLO DA MODA

Os criadores de tendências de moda estão sempre um passo à frente da massificação do que irá ser lan...