Uma legião de Maria | aRede
PUBLICIDADE

Uma legião de Maria

Coluna 'Trilha da Fé: Uma legião de Maria

Coluna 'Trilha da Fé: Uma legião de Maria
Coluna 'Trilha da Fé: Uma legião de Maria -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coluna 'Trilha da Fé: Uma legião de Maria

Busca pela santificação pessoal

Em maio de 1954 nasceu a Legião de Maria na Diocese de Ponta Grossa. “Um presente de Maria no mês a ela consagrado”’. A representante da Legião de Maria no Brasil, Joaquina Lucas, solicitou permissão ao bispo Dom Antônio Mazzarotto e fundou, simultaneamente, quatro grupos: na Paróquia São José, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Sant’Ana, em Castro, e no Colégio Sant’Ana. Das sementes lançadas apenas uma floresceu, o Praesidium Nossa Senhora do Rosário, que deu bons frutos e se multiplicou. 

Em 1956, fundou-se a Praesidium Nossa Senhora.de Fátima, na Paróquia da Catedral, e foi instalada, juntamente com legionários do Senatus de São Paulo, a Curia Assumpta, encarregada de estender a Legião de Maria, a toda a Diocese.

A Legião de Maria difundiu-se pela Diocese. Realizou extensões em Castro, Guarapuava, Tibagi, Prudentópolis, Piraí do Sul, Irati, Monte Alegre, Harmonia, e em caráter extra-diocesano, instalou-se em Palmeira. Com o crescimento, foi possível a instalação de outras seis Curiae. Para melhor atender a esses conselhos, a Curia Assumpta foi elevada a Comitium no dia 19 de setembro de 1967. Em 1970, o Comitium já atendia um território correspondente a 2/3 do Paraná.

O Senatus Assumpta de Ponta Grossa está filiado diretamente ao Conselho Maior da Legião de Maria de Dublin na Irlanda, onde foi a fundação da Legião, em 1921, por Frank Duff. Atualmente, o Senatus Assumpta de Ponta Grossa tem como jurisdição o Paraná e Santa Catarina. “A maior graça de Deus para tudo acontecer dessa maneira foi sempre o apoio dos bispos, Dom Antônio Mazzarotto, Dom Geraldo Pellanda (FOTO com Frank Duff em Roma), Dom José Alves, Dom Getúlio, que foram diretores espirituais da Regia Assumpta, além do apoio incomensurável de Dom Sergio Artur Braschi, que conhecendo a Legião de Maria através de sua mãe, tem sido muito presente”1

Quando se completa o primeiro centenário da Legião de Maria no mundo, se agradece e se louva a Deus por todos os legionários e legionárias que teceram essa história. Os diretores espirituais e oficiais presidentes, secretários, tesoureiros, bispos diocesanos e de outras dioceses, padres, religiosos e diáconos. “O primeiro princípio da Legião é a busca da santificação pessoal e com isso conseguir a santificação na família. A Legião ensina obediência, disciplina, humildade, oração. É uma vocação”1.

1 Flora Demiate, coordenadora diocesana da Legião de Maria

*Fontes:

- Legião de Maria de Ponta Grossa: arquivos e livro sobre Jubileu de Prata da Regia, de Rita Maria Monteiro Machado

* Glossário:

Ø  Praesidium (praesidia,plura): pequeno grupo.

Ø  Curia (Curiae, plural): conjunto de praesidium

Ø  Comitia: conjunto de Curia

Ø  Senatus: conjunto de todos os conselhos

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE