Uma escola à Mãe da Divina Graça | aRede
PUBLICIDADE

Uma escola à Mãe da Divina Graça

Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça

Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça.
Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça

Em 27 anos, 1.600 pessoas se formaram em Teologia

A Escola de Teologia para Leigos Mãe da Divina Graça funciona na sede da Diocese, Ponta Grossa, desde 1994. Seu grande incentivador foi o bispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Até este mês, em torno de 1.600 pessoas passaram pelo curso, que se destina a leigos e leigas católicos, ou membros de outras denominações religiosas, interessados em conheceram melhor a fé católica. O conteúdo está pautado no Catecismo da Igreja e é ministrado em um período de dois anos, organizados em 16 módulos, com quatro horas-aulas semanais, sempre nas terças e quintas-feiras.

As aulas são conduzidas por padres diocesanos e religiosos bem como diáconos, consagrados e seminaristas. Foram, ao todo, 75 assessores. Destes, muitos já assessoraram várias vezes, inclusive atuando em diferentes módulos. Desde a sua fundação, a Escola de Teologia para Leigos, em razão de convênio firmado entre a Mitra Diocesana e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, emite um certificado de Extensão Universitária para alunos com no mínimo 75% de frequência durante todo o período do curso.

A escola funciona no subsolo do prédio da Cúria Diocesana, na rua Padre João Lux, próximo à Catedral. As aulas vão das 19 às 21 horas, com dez minutos de intervalo. Devido a pandemia provocada pela Covid 19, os encontros não têm sido mais presenciais desde 2019. Ano passado, houve apenas duas aulas em março com a presença dos alunos. Para cumprir as normas sanitárias, o curso passou a ser no formato online, das 19h30 às 21 horas, via Google Met. Atualmente, 38 pessoas acompanham as aulas. Até 2020, a escola totalizava 26 turmas de alunos já formados. O atual grupo se forma em fevereiro de 2022.

A escola tem como coordenador padre Antônio Ivan de Campos. O padre destaca que é preciso lembrar sempre que as escolas de Teologia para leigos nasceram da necessidade de tornar conhecido e como oportunidade de aprofundar o Catecismo da Igreja Católica, publicado em comemoração ao 30º. aniversário do Concílio Vaticano II, em 1992. “Este já se endereçava aos leigos conclamando-os a uma maior responsabilidade pela evangelização das culturas de seu tempo, como destacou o papa daquela época, São João Paulo II: ‘diante do desenvolvimento de uma cultura que se configura dissociada não só da fé cristã, mas até mesmo dos valores humanos; como diante de uma certa cultura científica e tecnológica impotente em dar respostas às urgentes perguntas de verdade e de bem que arde no coração dos homens...’.

“Queremos louvar a fidelidade, perseverança e seriedade com que a Diocese de Ponta Grossa vem desenvolvendo ininterruptamente ao longo dos anos as atividades formativas dirigidas aos leigos e leigas, principalmente através das escolas de Teologia para leigos, plantadas em todos os setores do seu extenso território, proporcionando aos leigos um conhecimento mais profundo de suas raízes cristãs, e um encontro mais estreito e forte com a Igreja e com Cristo “razão da vossa esperança” (1 Pd 3,15b)”, enaltece o coordenador.

A secretaria está nas mãos de Joanise Consuelo Rodrigues há seis anos. “Conviver com pessoas que buscam o aprofundamento da fé que professamos, tem me fortalecido e sustentado de modo surpreendente. Tem sido uma experiência maravilhosa na qual percebo cada vez mais que, mesmo diante de dificuldades que de vez em quando aparecem, a fé nos move, nos guia e nos impulsiona a seguir sempre adiante. Vejo a escola como importante passo de leigos e leigas para a fé em ação e para a ação da fé. Sigo em gratidão pela missão que me foi confiada”, comenta Consuelo.

A Diocese de Ponta Grossa conta ainda com escolas de Teologia em Irati, que atende todo o Setor 7, incluindo Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares; em Ivaí, Imbituva, Piraí do Sul e Tibagi.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE