PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Uma escola à Mãe da Divina Graça

Mix

25 de setembro de 2021 05:00

Da Redação


Relacionadas

Biquínis e maiôs chegam renovados para o verão 2022

Confira a Coluna Ponta Lagoa dessa semana (16/10)

Confira a Coluna RC deste sábado (16-10)

As muitas histórias dentro de 100 anos
'Casa Cantante' lança pocket show de cantigas de roda
Museu Oscar Niemeyer terá programação de arte africana
Lucas Beat agita PG com festa no Ponta Lagoa
Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça. Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Coluna 'Trilha da Fé: Uma escola à Mãe da Divina Graça

Em 27 anos, 1.600 pessoas se formaram em Teologia

A Escola de Teologia para Leigos Mãe da Divina Graça funciona na sede da Diocese, Ponta Grossa, desde 1994. Seu grande incentivador foi o bispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Até este mês, em torno de 1.600 pessoas passaram pelo curso, que se destina a leigos e leigas católicos, ou membros de outras denominações religiosas, interessados em conheceram melhor a fé católica. O conteúdo está pautado no Catecismo da Igreja e é ministrado em um período de dois anos, organizados em 16 módulos, com quatro horas-aulas semanais, sempre nas terças e quintas-feiras.

As aulas são conduzidas por padres diocesanos e religiosos bem como diáconos, consagrados e seminaristas. Foram, ao todo, 75 assessores. Destes, muitos já assessoraram várias vezes, inclusive atuando em diferentes módulos. Desde a sua fundação, a Escola de Teologia para Leigos, em razão de convênio firmado entre a Mitra Diocesana e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, emite um certificado de Extensão Universitária para alunos com no mínimo 75% de frequência durante todo o período do curso.

A escola funciona no subsolo do prédio da Cúria Diocesana, na rua Padre João Lux, próximo à Catedral. As aulas vão das 19 às 21 horas, com dez minutos de intervalo. Devido a pandemia provocada pela Covid 19, os encontros não têm sido mais presenciais desde 2019. Ano passado, houve apenas duas aulas em março com a presença dos alunos. Para cumprir as normas sanitárias, o curso passou a ser no formato online, das 19h30 às 21 horas, via Google Met. Atualmente, 38 pessoas acompanham as aulas. Até 2020, a escola totalizava 26 turmas de alunos já formados. O atual grupo se forma em fevereiro de 2022.

A escola tem como coordenador padre Antônio Ivan de Campos. O padre destaca que é preciso lembrar sempre que as escolas de Teologia para leigos nasceram da necessidade de tornar conhecido e como oportunidade de aprofundar o Catecismo da Igreja Católica, publicado em comemoração ao 30º. aniversário do Concílio Vaticano II, em 1992. “Este já se endereçava aos leigos conclamando-os a uma maior responsabilidade pela evangelização das culturas de seu tempo, como destacou o papa daquela época, São João Paulo II: ‘diante do desenvolvimento de uma cultura que se configura dissociada não só da fé cristã, mas até mesmo dos valores humanos; como diante de uma certa cultura científica e tecnológica impotente em dar respostas às urgentes perguntas de verdade e de bem que arde no coração dos homens...’.

“Queremos louvar a fidelidade, perseverança e seriedade com que a Diocese de Ponta Grossa vem desenvolvendo ininterruptamente ao longo dos anos as atividades formativas dirigidas aos leigos e leigas, principalmente através das escolas de Teologia para leigos, plantadas em todos os setores do seu extenso território, proporcionando aos leigos um conhecimento mais profundo de suas raízes cristãs, e um encontro mais estreito e forte com a Igreja e com Cristo “razão da vossa esperança” (1 Pd 3,15b)”, enaltece o coordenador.

A secretaria está nas mãos de Joanise Consuelo Rodrigues há seis anos. “Conviver com pessoas que buscam o aprofundamento da fé que professamos, tem me fortalecido e sustentado de modo surpreendente. Tem sido uma experiência maravilhosa na qual percebo cada vez mais que, mesmo diante de dificuldades que de vez em quando aparecem, a fé nos move, nos guia e nos impulsiona a seguir sempre adiante. Vejo a escola como importante passo de leigos e leigas para a fé em ação e para a ação da fé. Sigo em gratidão pela missão que me foi confiada”, comenta Consuelo.

A Diocese de Ponta Grossa conta ainda com escolas de Teologia em Irati, que atende todo o Setor 7, incluindo Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares; em Ivaí, Imbituva, Piraí do Sul e Tibagi.

PUBLICIDADE

Recomendados