‘Contos que não se contam’ será lançado em novembro | aRede
PUBLICIDADE

‘Contos que não se contam’ será lançado em novembro

Obra de autoria da psicóloga Aline Emílio, foi produzida pela Texto e Contexto Editora

A autora é Doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina
A autora é Doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Obra de autoria da psicóloga Aline Emílio, foi produzida pela Texto e Contexto Editora

A psicóloga Aline Emilio lança, em novembro, seu livro Contos que não se contam: expressividade de mulheres com transtorno mental. A autora é Doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora do Departamento de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seu livro é resultado do período de estágio, na conclusão do curso de Psicologia. De acordo com Aline, “abraçamos a ideia considerando o aprendizado inédito que teríamos, atuando junto de pessoas em sofrimento que, por razões várias, ultrapassaram a linha da lucidez. E, assim, começa a nascer o projeto intitulado “A expressividade de mulheres com transtorno mental”. Em perspectiva linguística, entende expressividade, conforme Bakhtin (1992), ao afirmar que a individuação linguística tem a ver com a situação social mais imediata e o meio social mais amplo, a organização do enunciado não é interior, mas exterior, está situado no meio social que envolve o indivíduo.”

 O resultado são produções escritas de pacientes do Hospital São Camilo-Psiquiatria, denominadas carinhosamente de “meninas”, as quais apresentavam quadros psicopatológicos diversos.  Os textos repletos de sentimentos, extraídos de suas vivências, são frutos da leitura de textos literários, que exerceram a função de estratégia terapêutica.    

Vale destacar que, imbuída da condição de estagiária em Psicologia, a autora optou por se despir da formação anterior e transcrever literalmente as produções escritas das pacientes, que se afastam da linguagem padrão, como forma de valorizar a expressividade original, pois o objetivo foi trazer à tona, através dos textos das pacientes, além de sentimentos, as percepções de mundo e o sentido construído a partir das histórias pessoais.

O livro, produzido pela Texto e Contexto Editora, sob a direção da Professora Néia Hauer. Estará disponível para venda através do telefone (42) 999781156. Para adquirir, basta entrar em contato e reservar seu exemplar.

Capa, projeto gráfico e diagramação: Dyego Marçal

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE