PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

‘Contos que não se contam’ será lançado em novembro

Mix

21 de outubro de 2021 13:13

Da Redação


Relacionadas

Lançamento do livro 'Memórias Araucárias' ocorre nesta sexta

Confira a Coluna RC desta quinta-feira (25 -11)

Coluna Fluidos Positivos desta quinta-feira (25 -11)

Crônica dos Campos Gerais: Caderno de receitas
Confira a Coluna RC desta quarta-feira (24 -11)
Cantora de PG Giana Althaus recebe homenagem na Alep
Confira a Coluna RC desta terça-feira (23 -11)
A autora é Doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina Foto: Dyego Marçal
PUBLICIDADE

Obra de autoria da psicóloga Aline Emílio, foi produzida pela Texto e Contexto Editora

 

A psicóloga Aline Emilio lança, em novembro, seu livro Contos que não se contam: expressividade de mulheres com transtorno mental. A autora é Doutora em Teoria e Análise Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professora do Departamento de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Seu livro é resultado do período de estágio, na conclusão do curso de Psicologia. De acordo com Aline, “abraçamos a ideia considerando o aprendizado inédito que teríamos, atuando junto de pessoas em sofrimento que, por razões várias, ultrapassaram a linha da lucidez. E, assim, começa a nascer o projeto intitulado “A expressividade de mulheres com transtorno mental”. Em perspectiva linguística, entende expressividade, conforme Bakhtin (1992), ao afirmar que a individuação linguística tem a ver com a situação social mais imediata e o meio social mais amplo, a organização do enunciado não é interior, mas exterior, está situado no meio social que envolve o indivíduo.”

 O resultado são produções escritas de pacientes do Hospital São Camilo-Psiquiatria, denominadas carinhosamente de “meninas”, as quais apresentavam quadros psicopatológicos diversos.  Os textos repletos de sentimentos, extraídos de suas vivências, são frutos da leitura de textos literários, que exerceram a função de estratégia terapêutica.    

Vale destacar que, imbuída da condição de estagiária em Psicologia, a autora optou por se despir da formação anterior e transcrever literalmente as produções escritas das pacientes, que se afastam da linguagem padrão, como forma de valorizar a expressividade original, pois o objetivo foi trazer à tona, através dos textos das pacientes, além de sentimentos, as percepções de mundo e o sentido construído a partir das histórias pessoais.

O livro, produzido pela Texto e Contexto Editora, sob a direção da Professora Néia Hauer. Estará disponível para venda através do telefone (42) 999781156. Para adquirir, basta entrar em contato e reservar seu exemplar.

 

Capa, projeto gráfico e diagramação: Dyego Marçal

PUBLICIDADE

Recomendados