Liga Católica, única do Paraná | aRede
PUBLICIDADE

Liga Católica, única do Paraná

Coluna 'Trilha da Fé: Liga Católica, única do Paraná

Coluna 'Trilha da Fé: Liga Católica, única do Paraná.
Coluna 'Trilha da Fé: Liga Católica, única do Paraná. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coluna 'Trilha da Fé: Liga Católica, única do Paraná

A Diocese de Ponta Grossa tem a única Federação da Liga Católica Jesus, Maria, José de todo o Paraná. Primeiramente, houve a formação da associação religiosa na Paróquia São José, no Bairro Órfãs, em Ponta Grossa, em 1934. Foi a comunidade pioneira. Em março de 2021 a Liga completou aqui 87 anos. Como federação, entidade que coordena as ligas locais de uma diocese, ela existe há 43 anos. Atualmente, a Liga Católica está presente em 14 comunidades da Diocese, sob direcionamento espiritual de frei Alderico Machado Noleto. A coordenação diocesana está a cargo do casal Alzira e Fabiano Padilha, eleitos em 2019 e à frente dos trabalhos até novembro de 2022.

Os liguistas se reúnem nas paróquias São José; Nossa Senhora do Pilar; São Jorge; Nossa Senhora Medianeira (Capelas Nossa Senhora das Graças e Menino Jesus); Paróquia Santo Antônio; Paróquia Perpétuo Socorro; Paróquia São Pedro, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Capelas Nossa Senhora da Glória e São Pedro), Paróquia Espírito Santo (Capela Nossa Senhora de Lourdes), Paróquia São Sebastião (Capela Santa Cruz) e Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro (Capela Santa Tereza). Voltando agora com os encontros presenciais, as reuniões geralmente ocorrem no terceiro final de semana do mês. A orientação é para que cada coordenador procure seu pároco e se disponibilize a serviço da comunidade, argumenta Alzira Padilha.

A primeira diretoria da história dos 87 anos da Liga Católica era composta por José Leite, presidente; Ayrton Berger; vice; Plínio Gardinal, primeiro secretário; Guilherme Cavina, segundo secretário; Estanislau Jacinski, primeiro tesoureiro; João Schultz, segundo tesoureiro, e Cassemiro Petlak como conselheiro. Em 2001, Nereu Malaquias e sua esposa, Maria, já faziam parte da diretoria da Federação. Nereu, nessa época, era vereador. Foi por iniciativa de Malaquias que acabou aprovada na Câmara Municipal um projeto de lei que denominava ‘Henrique Humbert Belletable’ uma rua, na Vila Ernestina, no distrito de Itaiacoca. Belletable é o fundador mundial da Liga Católica.

Capitão Henrique Humbert Belletable fundou a associação, na Bélgica, em maio de 1844, após sua bela conversão e mudança radical de sua vida. Sua devoção, coragem, persistência, entusiasmo, muito contribuiu na recristianização e a salvação de milhares de homens e, através deles, às suas famílias. Na Europa, é denominada Associação da Sagrada Família e, no Brasil, conhecida como Liga Católica Jesus, Maria, José. Ao país, chegou em março de 1902, por ocasião de uma grande missão redentorista em Juiz de Fora (MG). Na cidade de Ponta Grossa, a Liga Católica teve início no dia 19 de março de 1934. E em 9 de novembro de 1978 foi fundada a Federação das Ligas Católicas da Diocese de Ponta Grossa. No Brasil, o dia do liguista é comemorado em 5 de dezembro.

*Fontes:

- Liga Católica

- Diário Oficial do Município de Ponta Grossa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE