PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Múltiplo Leminski segue em cartaz até 22 de janeiro

Mix

11 de janeiro de 2022 15:30

Da Redação


Relacionadas

Moda: Elegância alinhada ao conforto.

Confira a coluna RC deste sábado (21/05)

MC Bin Laden grava músicas com integrantes do Gorillaz

Maísa é cotada para assumir o 'Vídeo Show' em 2023
Confira a coluna RC desta sexta-feira (20/05)
Destaque no The Voice Kids conversa com o Portal aRede
Arte contemporânea é tema de debate em espaço multicultural
PUBLICIDADE

Exposição está sendo realizada no Museu Campos Gerais

A exposição Múltiplo Leminski, que traz o repertório artístico e cultural do poeta paranaense Paulo Leminski, está em cartaz no Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG), até 22 de janeiro. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Inaugurada em agosto de 2021, a exposição já recebeu mais de 1200 visitantes presenciais, além do público virtual. Com curadoria de Alice Ruiz, com quem Leminski foi casado por 20 anos, e de suas filhas Aurea e Estrela Leminski, Múltiplo Leminski traz poesias, fotos, músicas e até a réplica do seu escritório, de onde saíram suas produções.

A exposição tem formato híbrido, com visitação presencial e um passeio interativo em 360º, produzido pelo fotógrafo Celso Margraf. Além disso, se desdobrou em conversas virtuais, visitações guiadas, debates e oficinas. O espetáculo “Leminskanções” trouxe um pocket show de Estrela Leminski e Téo Ruiz, no Grande Auditório da UEPG, com um repertório recheado de canções de autoria de Paulo Leminski e parceiros. Durante sua carreira, Leminski experimentou diversas linguagens artísticas, dentre elas a música. Seu legado conta com cerca de 100 canções, todas catalogadas em um livro de partituras.

Depois de Ponta Grossa, a exposição Múltiplo Leminski segue para Cascavel, décima segunda cidade a receber a mostra no Brasil. A primeira foi Curitiba, terra natal do poeta, onde a exposição no Museu Oscar Niemeyer (MON) foi vista por mais de 180 mil pessoas. Paralelamente, a exposição também esteve em Lisboa, Portugal, onde permaneceu de 10 de setembro a 03 de novembro. Múltiplo Leminski acontece pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Superintendência Estadual de Cultura do Paraná, com patrocínio da Copel. O projeto ainda conta com apoio da Associação de Museus dos Campos Gerais, Secretaria de Turismo de Ponta Grossa, Hotel Planalto e Lumen Café+Gastronomia.

Ilustríssimo Leminski

Em dezembro, a exposição se desdobrou em cartazes produzidos pelos alunos do 2º ano do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG. “Ilustríssimo Leminski” traz a interpretação de poemas, com base em orientações das aulas de Gravura e Pintura e a partir da visita guiada à exposição sobre o poeta e de conversas virtuais com Patricia Camera, Cristina Mendes e Áurea Leminski. As orientações foram realizadas pelos professores Patricia Camera, Cristina Mendes, Marcio Campos e Priscila Mocelin.

Museu

O serviço de pesquisa no acervo do Museu está fechado durante o mês de janeiro, devido ao recesso universitário, e reabre em fevereiro. O MCG fica na Engenheiro Schamber, esquina com a XV de Novembro, no centro de Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Recomendados