Sustentabilidade: materiais reciclados se tornam arte | aRede
PUBLICIDADE

Sustentabilidade: materiais reciclados se tornam arte

São diversos produtos que podem ser desenvolvidos através de itens reciclados.

Produtos feitos com materiais reciclados
Produtos feitos com materiais reciclados -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

São diversos produtos que podem ser desenvolvidos através de itens reciclados

A reutilização de materiais recicláveis para o artesanato tem ganhado cada vez mais o gosto do público, mas ainda existe um grande preconceito envolvendo esse tipo de arte.

A Casa do Artesão de Ponta Grossa tem uma série de produtos feitos com itens reciclados que ajudam a preservar o meio ambiente e tornar útil uma coisa que muitas pessoas jogariam no lixo. São vasos, caixinhas organizadoras, itens decorativos, para a Páscoa estão sendo fabricadas cestinhas com caixas de leite, entre outros diversos produtos.

Uma das técnicas utilizadas na produção é a papietagem, que consiste em transformar papéis em vasos ou outros produtos utilizando cola e tinta. Apesar de não poder molhar, os objetos se tornam um lindo item de decoração e tudo é produzido com qualidade, podendo durar por muito tempo se receber os devidos cuidados, sem falar no custo acessível que chama a atenção de todos os públicos.

Os principais itens utilizados na produção são vidros, latas, filtro de café, caixa de leite, restos de madeira e tecidos, e garrafas pet.

A artesã Célia, veio de Florianópolis e tem contribuído nas produções para a Páscoa, a artista é especialista em reutilizar os materiais. "Tudo o que eu vejo, que eu olho, e que são resíduos que vão para a natureza e prejudicam, eu tenho uma visão de que posso fazer algo e uso caixinha de leite, filtro café, e as garrafas", conta a artesã.

Célia também fala que o trabalho deveria ser mais valorizado, pois além de ajudar o meio ambiente, ele também é muito bonito e bem produzido.

O descarte inadequado do lixo pode causar danos ambientais severos que prejudicam o planeta. Reciclar e reutilizar materiais é uma forma de preservar o meio ambiente e até mesmo o tornar útil novamente ao transformar esses materiais em arte, decoração e artesanato.

Confira os itens produzidos pela Casa do Artesão na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa próximo à Concha Acústica.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE