Oito sinais que podem indicar que você está viciado em café | aRede
PUBLICIDADE

Oito sinais que podem indicar que você está viciado em café

Se consumido em excesso, o café pode fazer mal à saúde e causar dependência

Se consumido em excesso, o café pode fazer mal à saúde e causar dependência
Se consumido em excesso, o café pode fazer mal à saúde e causar dependência -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Se consumido em excesso, o café pode fazer mal à saúde e causar dependência

O cafezinho é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Ela é ideal para quem quer acordar e ficar mais alerta, o líquido é rico em cafeína, uma substância estimulante, e possui alguns benefícios à saúde.

No entanto, quando consumido em excesso, o café pode fazer mal à saúde e causar dependência. A recomendação é que a quantidade diária não passe de 400 mg de cafeína por dia, o equivalente a cerca de quatro xícaras.

Confira alguns sinais que o corpo dá quando se está tomando café demais e a falta da bebida começa a afetar o organismo:

1 – Ansiedade

Ficar sem o cafezinho da manhã pode ser suficiente para deixar uma pessoa ansiosa o dia inteiro, mas indivíduos viciados, que consomem uma dose de cafeína muito alta, também relatam sofrer com o problema.

2 – Insônia

A cafeína tende a ficar horas no organismo e, se for consumida com exagero, pode acabar atrapalhando o sono

3 – Dor de cabeça

As substâncias presentes no café agem no corpo inteiro, inclusive tornando os vasos sanguíneos do cérebro mais finos. Se o indivíduo para de consumir a bebida, os vasos podem voltar a se expandir, causando dor na região — e o problema demora cerca de duas semanas para passar.

4 – Tontura

A cafeína é um estimulante, e reduz o fluxo de sangue no cérebro. Se consumida em excesso, pode acabar causando tontura.

5 – Tremor muscular

O consumo exagerado de café pode influenciar na disponibilização de oxigênio para os músculos pela contração dos vasos sanguíneos. Sem a substância, eles podem sofrer espasmos — os mais comuns são tremor nas mãos e nos olhos.

6 – Pressão alta

A hipertensão é uma doença causada por um conjunto de fatores, mas o uso de bebidas energéticas (incluindo o café em excesso) é desaconselhada para pessoas com a condição. Beber algumas xícaras a mais pode causar um pico na pressão de quem já tem o problema de saúde.

7 – Problemas oftalmológicos

Mais de quatro xícaras de café por dia podem estar associadas ao aumento da pressão ocular (causada pela contração dos vasos sanguíneos). O problema pode levar à visão embaçada, sangramento no olho e até perda completa da visão. Estudos recentes mostram ainda que o consumo exagerado de café pode aumentar o risco de desenvolver glaucoma.

8 – Confusão mental e alucinações

Apesar de ser uma situação considerada muito rara, a overdose de cafeína pode levar à alucinações e confusão mental pelo aumento da adrenalina no corpo.

Leia mais em Metrópoles

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE