MODA: Estampa pode expressar muito mais do que uma imagem | aRede
PUBLICIDADE

MODA: Estampa pode expressar muito mais do que uma imagem

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (14/05)

Imagem ilustrativa da imagem MODA: Estampa pode expressar muito mais do que uma imagem
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana (14/05)

Em numa coleção de moda, as estampas desempenham um papel fundamental, pois além de traduzirem em imagens o conceito da coleção, elas podem valorizar e diferenciar modelagens. Em peças do vestuário, atribuem um valor maior ao produto final, pois além do apelo estético, são capazes de sugerir valores intangíveis associados à marca.

A estamparia têxtil é uma área do design têxtil, que por sua vez desenvolve o design de superfície, sua função é de comunicar e atingir o usuário através de estímulos sensoriais (geralmente táteis e visuais), trabalhando a superfície como o primeiro elemento de contato entre o produto e o usuário, sendo, no entanto, o fator fundamental para apreciação ou depreciação do mesmo.

Em meio a várias possibilidades, a estamparia transforma roupas em efeitos de criatividade, pois a estampa pode expressar muito mais do que uma imagem, mas ser uma forma de comunicação.

Durante a estação mais fria do ano é bem perceptível o destaque dos looks monocromáticos, considerados clássicos e que oferecem uma menor possibilidade de    erros na escolha da combinação entre as cores. Mas enquanto looks monocromáticos são bem simples de se montar e bem mais assertivos as estampas vem ganhando espaço há algumas temporadas nas criações seja na estação de verão ou inverno.

Em um look monocromático elaborado por colorações clássicas se agregar por exemplo um cachecol com uma estamparia floral ou xadrez transforma de imediato seu visual.

Em termos de usar uma mix de estampas em um mesmo look, exige ousadia e criatividade, no entanto o principal segredo está na combinação de cores e estampas de uma peça com outra.

Vamos para as sugestões:

Inicie com estampas menores e básicas, como listras, poás e cores neutras.

Para o resultado ter harmonia existem dicas simples, como deixar as estampas conversarem entre si. Na dúvida, o espelho é o seu maior aliado.

A composição é uma mistura que pode ser aplicada tanto nas peças que serão usadas como nos acessórios que compõem o look. No entanto, os elementos precisam ter um ponto em comum, seja uma cor ou formato.

Utilizar listras e florais no mix de estampas é uma excelente combinação

O floral confere um toque romântico ao look já as

listras são clássicas e atemporais o que trazem charme e leveza e se harmonizam bem ao look total.

A mesma dica deixo para a estampa em xadrez que formam um conjunto ideal com o floral.

Mix de estampas com animal print.

 A mistura da representação do animal na estampa é a aposta certa para seus looks com mix de estampas.

Aqui combine com poás, florais, listras que fica super chique. Dois tipos diferentes de animal print juntos não recomendo como usar por exemplo usar estampa de onça com a de zebra. Então, procure não usar essa combinação.

Use a mesma cartela de cores das padronagens para a segunda e terceira peça. Para obter um efeito luxuoso, opte pelo contraste das cores. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE