‘Passei por Aqui’ é thriller de crítica social e terror | aRede
PUBLICIDADE

‘Passei por Aqui’ é thriller de crítica social e terror

Longa conta com elenco renomado e direção contundente de Babak Anvari

Hugh Bonneville se sai muito bem, conseguindo criar uma figura amedrontadora
Hugh Bonneville se sai muito bem, conseguindo criar uma figura amedrontadora -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A trama acompanha a história de Toby (George MacKay), um grafiteiro que invade casas da classe alta de Londres para fazer uma pichação na parede - com os escritos "passei por aqui", gera insegurança e mostra que nem tudo está tranquilo na vida dessas pessoas. Até que ele cruza com Hector Blake (Hugh Bonneville), um ex-juiz que esconde coisas que poucos imaginam.

‘Passei por Aqui’, assim, reverte a lógica dos filmes de invasão de domicílios para algo com algo mais a dizer. Existe um comentário social nesse roteiro, escrito pelo também diretor Babak Anvari (‘Sob a Sombra’). Parece uma nova compreensão desse subgênero que já está desgastado e que traz dois caminhos, um de comentário social e outro de violência extrema, como ‘O Homem nas Trevas’.

A ATUAÇÃO DE DESTAQUE

Parte desse acerto se deve ao bom desempenho do elenco, principalmente Bonneville. O astro, conhecido por seus personagens de ‘Downton Abbey’ e ‘As Aventuras de Paddington’, se sai muito bem como esse homem perturbado. Conseguindo criar uma figura amedrontadora, principalmente conforme o roteiro mostra que suas ações não possuem consequências tão triviais como em qualquer outro caso.

Há, também, uma virada de roteiro interessante no final do primeiro ato. Enquanto esperamos que o filme siga por um caminho natural, rapidamente há uma mudança de tom e de ritmo. O filme se transforma em outra coisa. O tom social cresce. E personagens que pareciam ser apenas coadjuvantes ganham protagonismo, enfrentando esse momento diferente da história.

PONTO PARA A NETFLIX

É interessante e ousado, algo raro de se ver em um exclusivo da Netflix. De resto, fica a observação de que o filme se prolonga mais do que deveria em alguns assuntos - ainda que a passagem de tempo seja esperta e bem editada - e essa mudança de rumo no roteiro também produz um vazio narrativo em alguns pontos. O que pode gerar a perda de  interesse para alguns.

Mas, ainda assim, ‘Passei por Aqui’ é um acerto do cinema de thriller em 2022. Possui alguns problemas em sua estrutura, é claro, mas nada que tire o caráter divertido do filme. Você fica preso na história, interessado no desenrolar e curioso com a forma que o diretor vai concluir a trama. Ponto para a Netflix, que há tempos não conseguia acertar qualquer coisa nessa seara.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE