Coluna Trilha da Fé: 50 anos do Convento Espírito Santo | aRede
PUBLICIDADE

Coluna Trilha da Fé: 50 anos do Convento Espírito Santo

Desde o início, as irmãs no Parque Tarobá procuravam contato com a população no sentido de ajudá-la nos âmbitos religioso, social e educacional.

Por alguns anos, a sede administrativa da Província funcionou no Colégio Sant’Ana. Só nove anos mais tarde foi construído o Convento Espírito Santo e a sede passou a ser lá
Por alguns anos, a sede administrativa da Província funcionou no Colégio Sant’Ana. Só nove anos mais tarde foi construído o Convento Espírito Santo e a sede passou a ser lá -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A partir de 1959 a direção da Província das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, em Santo Amaro (SP), começou a refletir sobre a possibilidade de fundar comunidades no sul do Brasil para estender a missão e motivar vocações. Até então, em São Paulo ficava a única Província da congregação no Brasil que começava a atrair um bom número de vocacionadas e religiosas. A nova Província Brasil Sul/Divina Sabedoria foi, então, fundada e teve como sede escolhida Ponta Grossa, onde as Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo estavam presentes desde 1905.  Por alguns anos, a sede administrativa da Província funcionou no Colégio Sant’Ana. Só nove anos mais tarde foi construído o Convento Espírito Santo e a sede passou a ser lá. Em 1963, a nova Província foi consolidada, e, de 63 a 1972 teve como sede o colégio. De 1972 até 2021 o setor administrativo operou no convento. Hoje, a sede da Província está localizada na Rua Júlia Wanderley, no centro da cidade.

Quando da construção do Convento Espírito Santo, a Provincial, irmã Meinradine Buetterhoff, e seu Conselho, conversaram com o então bispo Dom Geraldo Pellanda e ele apresentou várias propostas de locais, das quais se escolheu o terreno no Parque Tarobá/Cará-Cará. O projeto arquitetônico apresenta, na visão exterior, a forma de uma pomba, a representação simbólica do Espírito Santo. O prédio foi construído nos anos de 1970 a 1972 e inaugurado em 29 de setembro de 1972, com missa solene celebrada por Dom Geraldo na presença de autoridades, irmãs de diversas comunidades, amigos e vizinhos. As irmãs da nova Província, as irmãs da direção, as postulantes, as noviças e junioristas, que moravam ainda no Colégio Sant´Ana, vieram residir aos poucos no Convento.

Desde o início, as irmãs no Parque Tarobá procuravam contato com a população no sentido de ajudá-la nos âmbitos religioso, social e educacional.  Este trabalho missionário produziu muitos frutos. Há 30 anos colaborando com a área da educação no Centro Arnaldo Janssen, recentemente o espaço se tornou ‘Escola Arnaldo Janssen’, funcionando no terreno do convento.  É muito procurada pelas famílias do bairro. O Centro de Terapias Integradas Madre Josefa – sediado também em sua área - serve à comunidade e pessoas da cidade desde 2016. Devido à grande procura, a estrutura do convento recebeu uma ampliação em 1986. Como casa de formação, nesses 50 anos, o convento formou e enviou123 Irmãs em missão no Brasil e no exterior.

     A congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo se divide nas províncias Norte, a Estela Matutina, cuja sede é em Santo Amaro, e a Brasil Sul, Divina Sabedoria, com sede em Ponta Grossa. O espaço ocupado no convento pela área administrativa da congregação acabou usado ainda para retiros, encontros e abrigo para religiosas que necessitam de acompanhamento médico e para as aposentadas. Ao todo, são quase três mil irmãs, de 51 nacionalidades, trabalhando em 48 países, nos cinco continentes. Trata-se de uma congregação internacional, que valoriza a interculturalidade e vivência intergeracional. “O mundo em rápida mudança, as novas tecnologias e a minimização do significado da vocação religioso-missionária exigem que cultivemos um espírito de discernimento como aprendizes ao longo de toda a vida”, cita o XV Capitulo Geral, realizado em janeiro deste ano, onde traça as direções congregacionais.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE