Banda Casa Cantante é a grande campeã do Festival da Música Nacional | aRede
PUBLICIDADE

Banda Casa Cantante é a grande campeã do Festival da Música Nacional

Canção “Dia de Cão” foi a premiada como a melhor música na categoria Rádio MEC de Melhor Música Infantil

Banda Casa Cantante é a grande campeã do Festival da Música Nacional
Banda Casa Cantante é a grande campeã do Festival da Música Nacional -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O grupo musical ponta-grossense, “Banda Casa Cantante”, foi a grande campeã do Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil na categoria Rádio MEC de Melhor Música Infantil, com a canção 'Dia de Cão'. A cerimônia de premiação aconteceu na noite desta terça-feira (06), na icônica Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

A canção vencedora, “Dia de Cão”, composta por Juliani Carla Ribeiro, com arranjo de Joãozinho da (Banda Casa Cantante) concorreu com mais duas canções da categoria Rádio MEC de Melhor Música Infantil. As canções concorrentes foram 'Bola, bolinha e bolão' da 'Cia. Dois Palitos' da cidade de Araraquara-SP; e a canção 'Tudo é Invenção' de Bia Bedran, representando a cidade de Niterói-RJ.

A noite de premiação também teve outras categorias: Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Música Instrumental, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Nacional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

O evento desta noite encerrou as comemorações do centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realizou a cerimônia de premiação do Festival de Música 100 anos de Rádio com um espetáculo especial no palco da Sala Cecilia Meireles, no Rio de Janeiro.

A noite especial desta terça iniciou com o show da Nova Orquestra, resgatando dez temas que celebram a história do rádio e ajudam a traçar um panorama sobre a música brasileira nos 100 anos do veículo. O repertório incluiu dez sucessos do cancioneiro nacional em arranjo sinfônico com uma obra para cada década desde 1920.

A apresentação reuniu os três finalistas de cada uma das cinco categorias da primeira edição do festival promovida em formato integrado pelas tradicionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacional. As obras foram selecionadas por voto popular e por meio da indicação da Comissão Julgadora. A iniciativa buscou descobrir novos talentos musicais e estimular o lançamento de projetos inéditos.

Etapas, critérios de seleção e reconhecimento artístico

O Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil organizado pela EBC em 2022 abriu inscrições em agosto para as etapas de seleção, divulgação e veiculação de obras inéditas. As canções classificadas foram ao ar programação da Rádio MEC e da Rádio Nacional, conforme o perfil de cada emissora.

As produções escolhidas mediante votação popular na internet e análise da Comissão Julgadora também estavam disponíveis no site do festival. Os critérios do júri para avaliar as obras observaram a qualidade artística (música, letra, partitura e interpretação), originalidade e a qualidade da gravação. A equipe é formada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

Os autores das composições inscritas no festival autorizam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Nacional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil, e suas plataformas digitais.

Além da conquista do respectivo prêmio, os laureados ainda obtêm um reconhecimento artístico com a audiência dos ouvintes que podem acompanhar suas criações artísticas na programação. As músicas escolhidas nas fases decisivas repercutem junto ao público e aos nas emissoras.

Banda Casa Cantante

A Banda Casa Cantante surgiu em 2018, na cidade de Ponta Grossa/PR, com o intuito de apresentar canções que dialogam com o universo infantil, tanto das crianças de hoje como daquelas que estão adormecidas dentro de cada um. Trabalhando com a memória afetiva, a banda traz releituras de mestres da MPB; brinca com o público a partir de cantigas de roda; e se expressa por meio de músicas autorais que falam diretamente com os pequenos e também com os grandinhos.

O show, que traz essas brincadeiras cantadas, é uma forma de preservação das tradições culturais brasileiras e também proporciona um despertar musical nas crianças, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do público. A Banda Casa Cantante é formada por músicos já experientes e com uma vasta bagagem musical: Juliani Ribeiro e Joãozinho, além de convidados para cada tipo de show. Possui dois EPs lançados: Cantigas Cantantes (cantigas tradicionais com novos arranjos) e Cantiga Animal (canções autorais sobre a preservação da fauna brasileira), além de diversos singles.

Leia mais em Culturação

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE