Em ‘Bardo’, diretor Iñarritu mergulha em suas origens | aRede
PUBLICIDADE

Em ‘Bardo’, diretor Iñarritu mergulha em suas origens

O longa ’Bardo - Falsa Crônica de Algumas Verdades’usa da metalinguagem para uma reflexão da carreira do diretor Iñarritu, onde o autor passa por uma crise existencial

A direção parece sempre tratar de um personagem perdido.
A direção parece sempre tratar de um personagem perdido. -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Depois de uma primeira década dos anos 2000 de sucesso com ‘Amores Brutos’ e ‘Babel’, Alejandro González Iñarritu logo se tornou um dos cineastas mexicanos “do momento”. Ao lado de Guillermo del Toro e Alfonso Cuarón, Iñarritu foi alçado ao patamar de queridinho da indústria. Veio o sucesso, e seus dois filmes seguintes, ‘Birdman’ e ‘O Regresso’, não só foram sucessos incontestáveis em bilheteria, como elevaram o cineasta ao posto de um dos artistas mais premiados pela Academia no século, com quatro estatuetas: uma de Melhor Filme, duas de Melhor Diretor e uma de Melhor Roteiro Original.

Iñarritu, então, entrou em um hiato, e após sete anos sem lançar um filme, voltou com ‘Bardo’, filme que narra uma experiência metalinguística do diretor, trazendo uma reflexão da carreira do diretor e suas origens mexicanas. Mas Iñarritu, em vez de explorar essas ideias a partir do roteiro, o faz a partir dos elementos visuais. 

A direção parece sempre tratar de um personagem perdido. A montagem constantemente escala a fantasia dos acontecimentos com um simples corte. Com isso, cria-se uma desordem para narrativa que faz pouco importar o que de fato está sendo dito diante do que está sendo mostrado. É um filme que leva para sua forma as incertezas que permeiam a mente de seu protagonista e autor.

A ESTÉTICA

As cenas intimistas, que falam sobre o isolamento do autor, são belas, fluidas, e abraçam a humanidade dos personagens, enquanto as megalomaníacas parecem estarem contidas, abrindo o escopo para filmar grandes cenários recheados de figurantes e acontecimentos, mas que não exploram essas composições ao máximo. Há uma estética televisiva que não valoriza a potencial magnitude do que se encontra diante das lentes.

Entre seus erros e acertos, ‘Bardo’ é um filme que merece ser visto e discutido para além de ser bom ou ruim; é um filme que vale a discussão por nos mostrar um cineasta ciente de sua jornada e de tudo que seus críticos falam sobre sua filmografia. ‘Bardo’ interessa por mostrar o lado vulnerável de seu cineasta, que filma seu protagonista alter-ego como um sujeito em uma eterna busca por paz. Em um tempo em que o cinema blockbuster parece ser cada vez mais homogêneo, é interessante encontrar em grandes produções um esforço por algo autoral e que fale sobre seu próprio processo de construção, mesmo que esse projeto seja em alguns momentos tão pretensioso quanto falho

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE