Projeto ‘Glória do Meu Quilombo’ realiza apresentação no MCG | aRede
PUBLICIDADE

Projeto ‘Glória do Meu Quilombo’ realiza apresentação no MCG

Palestra contará com transmissão ao vivo e tradução para Libras

O projeto 'Glória do Meu Quilombo' percorreu sete escolas estaduais de Ponta Grossa em 2023
O projeto 'Glória do Meu Quilombo' percorreu sete escolas estaduais de Ponta Grossa em 2023 -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O projeto ‘Glória do Meu Quilombo: A importância de Carolina Maria de Jesus’, faz sua última apresentação de 2023 no Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, nesta terça-feira (19). A palestra, que tem como objetivo apresentar a história do Quilombo Sutil e da escritora Carolina Maria de Jesus, acontece às 19 horas. A palestra interativa faz parte da programação da 17° Primavera Nacional dos Museus. 

O evento contará com transmissão no canal do Youtube do Museu, tradução para libras, e é aberto para todo o público. A Glória Do Meu Quilombo – A Importância De Carolina Maria De Jesus é um projeto aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC) 2023 e foi viabilizado com o patrocínio da Belgotex do Brasil.

Ligiane Ferreira, idealizadora do projeto e palestrante, resgata a história do Quilombo Sutil utilizando como ponto de partida seu pai, Wilson Ferreira dos Santos, homem negro quilombola, que residia dentro da comunidade, mas saiu para trabalhar. Além disto, a obra de Carolina Maria de Jesus, ‘Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada’, é citada na construção do projeto. Carolina entra como referência das diásporas do povo negro e das condições nas cidades, como referência de denúncia das condições do povo negro.

Durante o mês de setembro, o projeto visitou sete escolas estaduais de Ponta Grossa. Ligiane comenta sobre a importância de levar o debate da cultura negra para os estudantes de escolas públicas. “É um projeto que surge da necessidade de comunicar com as pessoas negras e da periferia de escolas públicas, de falar que existe um quilombo com uma grande importância histórica brasileira aqui na cidade e no Estado.”

Nas escolas foram realizadas palestras interativas onde Ligiane contava a história do Quilombo Sutil, de seu pai, e de Carolina Maria de Jesus. Após a apresentação, estudantes e professores davam sua percepção sobre o que aprenderam, e como receberam essas histórias.

A equipe do projeto ‘Glória’ chama o público para esse evento repleto de histórias ricas, e que mostra a ancestralidade do povo negro dentro dos Campos Gerais. O Museu Campos Gerais de Ponta Grossa, local onde será realizada a palestra, fica na Rua Eng. Schamber, número 686.

Com informações da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE