Acervo fotográfico da VCG está disponível no Museu Cenas | aRede
PUBLICIDADE

Acervo fotográfico da VCG está disponível no Museu Cenas

O acervo, que faz parte do projeto ‘Cenas do Bicentenário’, conta imagens inéditas que datam desde 1940

As fotografias contam além da história do transporte coletivo da cidade.
As fotografias contam além da história do transporte coletivo da cidade. -

Publicado por Camila Souza.

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O Museu Cenas de Ponta Grossa disponibilizou de forma gratuita 100 imagens históricas inéditas do acervo da Viação Campos Gerais (VCG), empresa responsável pela concessão do transporte público municipal há mais de 60 anos. As fotografias disponíveis no site www.museucenas.com.br, além de contar parte da história do transporte coletivo da cidade, também retratam as similaridades e diferenças com o presente. O projeto tem direção geral de Alessandra Bucholdz, da ABC Projetos Culturais, e direção executiva de Eduardo Godoy, da Estratégia Projetos Criativos.

Através do edital para ações culturais em alusão aos 200 anos de Ponta Grossa, com recursos do Fundo Municipal de Cultura, as imagens passaram por um processo de curadoria, digitalização e catalogação feita pela historiadora Vitória Gabriela de Oliveira. Entre as imagens disponibilizadas, o acervo da VCG conta com fotografias que cobrem grande parte da história do transporte coletivo municipal desde a década de 1940 até os anos 2000, incluindo as construções dos terminais e garagens, quais foram os veículos utilizados ao longo dos anos, a cidade pela lente dos pontos de ônibus, greves e os trabalhadores. Para Vitória Gabriela, a disponibilização desse acervo é importante porque “é você democratizar o acesso de imagens, de pesquisa, levar informação, divulgar e mostrar também o que compõe a nossa história e a história de Ponta Grossa”.

As imagens, além de registrar o funcionamento deste serviço na cidade, também retratam o seu passado. As fotografias anteriores à 1960, por exemplo, mostram a atuação da Autoviação Pontagrossense, que, posteriormente, se tornou a Viação Campos Gerais. Outras imagens disponíveis também mostram ações sociais, a administração e as mudanças na frota do transporte coletivo.

Para a gerente de comunicação Cris Dresch, essa contribuição com o acervo digital importa, pois, a empresa é um marco para a cidade e perpetua-se até os dias atuais. “Para a VCG foi muito importante fazer parte desse processo por sabermos que o transporte coletivo e a empresa são parte da história da cidade. Tudo o que é capaz de contribuir com a cidade, sua história e, principalmente, suas memórias, sempre terá o nosso apoio e incentivo”, afirma. 

Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 4 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa, através de locais, construções e personalidades.

Com informações da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE