Destaque do Irã, Mehrdad vira piada na web | aRede
PUBLICIDADE

Destaque do Irã, Mehrdad vira piada na web

Gabriel

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na partida desta segunda-feira (16) entre Irã e Nigéria, que terminou empatada por 0 a 0 e foi tida por muitos como a mais enfadonha desta edição da Copa do Mundo, um jogador chamou a atenção.

O lateral esquerdo Mehrdad Pooladi, do Irã, saiu como um dos melhores em campo.

Contudo, com seu primeiro nome estampado nas costas da camisa, ele foi prato cheio para piadas nas redes sociais. Diferentemente da maioria dos jogadores de outras seleções (exceto o Brasil), diversos jogadores iranianos utilizam o primeiro nome nas camisas e não os sobrenomes.

Os trocadilhos pretensamente engraçados foram compartilhados à exaustão pelos internautas brasileiros.

"Um jogador predestinado: Mehrdad. De jogo"; "crônica da piada pronta: volante do Irã se chama Mehrdad"; "exatamente o que se espera de uma seleção que tem jogador Mehrdad", foram algumas das mensagens publicadas.

Qual é a pronúncia?

A professora de persa Jaleh Hashemi explica que a pronúncia do nome é bastante diferente do que o vulgar "merda".

Em persa, "Mehr" pronuncia-se "mérr", com o erre puxado, e o último "d" é claramente dito, mas é mudo, "dád". Assim, a pronúncia é "Mérrdád"

Ainda segundo Jaleh Hashemi, trata-se de um nome antigo, comum entre os iranianos idosos. E tem um belo significado.

"Em persa, 'mehr' é o primeiro mês do inverno, e também significa 'carinho', 'amor'. Tenho conhecidos que se chamam Mehrdad e não havia pensado nessa piada antes. Acho que seria engraçado se eles viessem para cá".

Uma busca rápida pela internet comprova o que diz a professora. Há um grande número de figuras célebres iranianas com o nome Mehrdad: historiadores, engenheiros e jogadores de futebol.

Informações da Folhapress.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE