Chile vence por 2 a 0 e tira Espanha da Copa | aRede
PUBLICIDADE

Chile vence por 2 a 0 e tira Espanha da Copa

Gabriel

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Espanha, atual campeã do mundo e que  dominou o futebol europeu nos últimos anos, foi surpreendente eliminada nesta quarta-feira (18) após perder para o Chile no Maracanã por 2 a 0.  A seleção sul-americana foi melhor no jogo, aproveitou maior volume de jogo e segurou a pressão espanhola no segundo tempo. Na próxima rodada (na segunda, dia 23), enquanto a seleção europeia, que teve a segunda derrota (havia sido goleada na primeira rodada pela Holanda), só cumpre tabela contra a Austrália, em Curitiba, o Chile vai a São Paulo buscar a primeira classificação contra a Holanda.

Foi a quinta vez que uma seleção campeã foi eliminada na primeira fase da edição seguinte. Isso já havia ocorrido com a Itália, em 1950, com o Brasil, em 1966, com a França, em 2002 e com a Itália, novamente, em 2010.

O jogo

Logo no primeiro minuto, o Chile criou duas boas chances.  A primeira foi em uma jogada do atacante Vargas, em que a defesa conseguiu afastar. Em seguida, no escanteio, a bola sobrou para Jara que cabeceou com muito perigo. Os lances assustaram a Espanha, que, no início do jogo, errou passes e era desarmada com facilidade. Somente depois de oito minutos, a Espanha conseguiu chegar perto do gol chileno em uma cobrança de falta de Iniesta. Em seguida, a Espanha se encontrou na partida e criou boa chance com Alonso aos 14 minutos.

Quando a Espanha tinha os nervos mais em ordem, tomou um duro golpe.  Alonso perdeu a bola no meio, Sanchez tocou para Aranguiz, que encontrou Vargas dentro da área. O atacante driblou Casillas e fez um belo gol. A torcida chilena, que era maioria no Maracanã, fez a festa.

O placar enervou a Espanha, que tinha dificuldades no meio de campo e errava seguidos passes, contrariando o conceito da seleção que ficou famosa pela precisão dos toques.

O jogo ganhou características que não atendiam às necessidades da atual campeã do mundo. Partida ficou truncada no meio de campo e sucessivas faltas aconteceram dos dois lados. Em uma delas, Iniesta derrubou Alexis Sánchez. Ele mesmo bateu e acertou a trave. No rebote, Aránguiz chutou bem para fazer o segundo e deixar a Espanha em desespero.

No segundo tempo, a Espanha voltou bem melhor e pressionou desde os primeiros momentos.  O melhor momento perdido foi com Busquets aos 7 minutos depois de cruzamento de bicicleta de Diego Costa. O Chile, todo fechado na defesa, apostava em contra-ataques e quase conseguiu aumentar o marcador com Alexis Sánchez, aos 14.

Nada dava certo para a Espanha que, embora tivesse maior posse de bola, não conseguia se livrar da marcação chilena. A partir da metade do segundo tempo, o Chile passou a tocar mais a bola.  A torcida provocava gritando “olé” e “E-li-mi-na-do”. No final do jogo, a Espanha ainda tentou descontar, mas parou na marcação chilena, que ainda assustou em pelo menos mais dois contra-ataques.

Informações do Portal EBC.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE