Suárez tem o direito de ser ouvido, diz porta-voz da Fifa | aRede
PUBLICIDADE

Suárez tem o direito de ser ouvido, diz porta-voz da Fifa

Gabriel

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Investigado por supostamente ter mordido o zagueiro Giorgio Chiellini durante a vitória por 1 a 0 do Uruguai sobre a Itália, na terça-feira (24), o atacante Luis Suárez não deve vir ao Rio para apresentar sua versão do lance que pode tirá-lo do restante da Copa do Mundo.

O atacante do Liverpool e da seleção uruguaia tem até as 17h desta quarta (25) para fazer sua defesa para o comitê disciplinar da Fifa.

"O jogador tem todo o direito de ser ouvido", disse a porta-voz da entidade, Delia Fischer.

Segundo a Fifa, é impossível saber de antemão qual o tamanho da punição que o jogador pode receber.

É preciso antes que o comitê disciplinar reúna todas as informações sobre o caso para saber qual é o artigo exato do código disciplinar em que Suárez pode ser indiciado.

"Devemos dar novas informações hoje no fim do dia ou amanhã", adicionou Fischer.

O lance aconteceu no segundo tempo da partida que classificou os uruguaios para as oitavas de final da Copa e foi ignorado pelo árbitro Marco Rodríguez, apesar das reivindicações de Chiellini, que mostrou a marca dos dentes do atacante em seu ombro esquerdo, e dos outros jogadores da seleção italiana.

A Fifa se baseou no artigo 77.b de seu Código Disciplinar, que permite a imposição de punições retroativas diante de "erros óbvios" do árbitro. O artigo foi introduzido no regulamento em 2010, mas jamais foi aplicado.

A Fifa, no entanto, já determinou punições, em outras ocasiões, baseada em imagens de vídeo.

A primeira vez foi durante a Copa dos Estados Unidos, em 1994, quando suspendeu por sete partidas o italiano Mauro Tassotti, que quebrou o nariz do espanhol Luis Enrique, atual treinador do Barcelona, com uma cotovelada dentro da área, sem que o árbitro percebesse, durante as quartas de final em Boston.

Luis Suárez, após o fim da partida contra a Itália, justificou sua ação da seguinte maneira: "São coisas do jogo. Me choquei com seu ombro, mas não houve nada. Somos todos jogadores de futebol".

Em 2013, o atacante uruguaio do Liverpool foi suspenso por dez partidas no Campeonato Inglês por morder o defensor do Chelsea, o sérvio Branislav Ivanovic.

Além disso, quando atuava pelo Ajax, da Holanda, pegou um gancho de sete partidas em 2010 por ter mordido o holandês Otman Bakkal, do PSV.

Informações da Folhapress.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE