PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Jocelito já está no aquecimento para 2022

Política na Rede

16 de novembro de 2021 15:52

Afonso Verner


Relacionadas

10 palpites do que esperar da política ponta-grossense

Jocelito Canto: candidato ao Governo do Paraná?

Pela primeira vez, vereadores de PG têm emendas impositivas

Justiça proíbe PG de alugar quadras de society e ginásios
Irmãos Oliveira: grandes demais para o próprio bem
Jocelito já está no aquecimento para 2022
Bolsonaro volta a PG após três anos. Qual a diferença?
Em 2020, Jocelito já ensaiou um retorno à vida pública. Em 2022 a volta parece ser para valer! Foto: Arquivo Grupo aRede
PUBLICIDADE

Ex-prefeito e ex-deputado estadual articula nos bastidores uma candidatura ao cargo de deputado federal

Afastado da vida pública desde 2010, quando terminou o mandato como deputado estadual, Jocelito Canto já está no "aquecimento" para retornar à política. O ex-prefeito e ex-deputado articula nos bastidores uma candidatura ao cargo de deputado federal - o partido mais cotado é o PODEMOS do senador Álvaro Dias e do ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro. A informação foi confirmada ao blog Política na Rede por duas fontes diferentes. 

Jocelito perdeu espaço midiático e político desde que se afastou do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSC) - Joce era âncora do programa "Tribuna da Massa" e se manteve na mídia, como ator relevante, desde que deixou a vida pública há mais de uma década. Neste período, ele contribuiu para a eleição da filha, Mabel Canto, ao cargo de deputada estadual (2018) e também da filha Joce Canto ao cargo de vereadora (2020). 

Além disso, Joce foi um articulador importante para a candidatura de Mabel ao cargo de prefeita de Ponta Grossa em 2020 - Mabel chegou ao segundo turno liderando a disputa, mas foi derrotada por Professora Elizabeth Schmidt (PSD), candidata do governador e também dos irmãos Oliveira (Marcelo Rangel e Sandro Alex). 

Antes de Mabel firmar a candidatura, Joce 'testou' o próprio nome e ficou muito perto de disputar o cargo de prefeito de Ponta Grossa após duas décadas. 

Possíveis impedimentos

Qual seria o impedimento para Jocelito ser candidato? Primeiro a convivência com Aliel Macahdo (PSB) - ambos podem disputar o mesmo cargo (deputado federal) e o mesmo voto. Em 2020, Aliel e Joce foram parceiros na candidatura de Mabel (o grupo de Aliel indicou o vice, o então vereador Pietro Arnoud). A parceria ainda estará de pé?

Além disso, há a discussão jurídica: Joce de fato está apto a concorrer a um cargo público ou participaria da eleição a partir da concessão de liminares? O ex-prefeito e ex-deputado estadual deverá usar o "restinho" de 2021 para articular seu retorno à vida pública. Resta saber como Joce vai se encaixar no cenário da política local.

PUBLICIDADE

Recomendados