PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Jocelito Canto: candidato ao Governo do Paraná?

Política na Rede

02 de dezembro de 2021 18:09

Afonso Verner


Relacionadas

10 palpites do que esperar da política ponta-grossense

Jocelito Canto: candidato ao Governo do Paraná?

Pela primeira vez, vereadores de PG têm emendas impositivas

Justiça proíbe PG de alugar quadras de society e ginásios
Irmãos Oliveira: grandes demais para o próprio bem
Jocelito já está no aquecimento para 2022
Bolsonaro volta a PG após três anos. Qual a diferença?
Joce recebeu o convite do PMB para ser candidato ao Governo do PR Foto: Reprodução / Instagram
PUBLICIDADE

Ex-prefeito publicou foto em que torna público o convite para ser candidato ao Governo do Estado. Realidade ou sonho?

O ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual, Jocelito Canto, segue ensaiando o retorno à vida pública. Afastado da política institucional há mais de uma década, Jocelito publicou no Instagram uma foto ao lado de Fabiano dos Santos, presidente do Partido da Mulher Brasileira (PMB) no Paraná. A pergunta que fica é: o convite representa uma realidade ou Jocelito está buscando se "encacifar" para uma disputa mais modesta?

Na prática, precisamos lembrar a própria situação de Joce: ele está afastado da vida pública desde 2010, quando terminou o mandato como deputado estadual e passou por diversos problemas jurídicos. O nome de Jocelito tem sido cotado por partidos como o Podemos, comandado pelo Senador Álvaro Dias, amigo próximo de Jocelito. No Podemos, Jocelito seria candidato a deputado federal em uma chapa com nomes como Delton Dallagnol.

Para "seguir existindo", o PMB precisa ter uma chapa minimamente competitiva em alguns estados, entre eles o Paraná - o partido hoje não tem nenhum deputado estadual, por exemplo. Desta forma, o partido precisa de candidatos competitivos - e Joce é um bom candidato, com experiência política e currículo. Mas para disputar o cargo de governador faltaria amplitude. 

Toda a carreira de Joce foi pautada pelo aspecto regional - ele foi prefeito e deputado estadual com forte atuação local e regional (Campos Gerais). Para ser candidato ao cargo de governador, Joce precisaria ter reconhecimento estadual - o que em certa medida  atuação midiática lhe dá, mas não em quantidade suficiente. 

O que é certo: Jocelito segue ensaiando o retorno à vida pública. Após mais de uma década afastado das urnas, atuando apenas nos bastidores, Joce deve retornar em 2022. Se eu pudesse fazer uma aposta, Jocelito deve retornar a vida pública em uma dobradinha com a filha, a atual deputada estadual, Mabel Canto (PSC).

Leia mais:

Jocelito Canto já está no aquecimento para 2022

Irmãos Oliveira: grandes de mais para o próprio bem

PUBLICIDADE

Recomendados