Partidos marcam datas para convenções | aRede
PUBLICIDADE

Partidos marcam datas para convenções

Legendas iniciam agendamento para as reuniões que confirmaram apoios e coligações na disputa eleitoral de outubro

Convenções serão realizadas na Câmara de Vereadores
Convenções serão realizadas na Câmara de Vereadores -

Legendas iniciam agendamento para as reuniões que confirmaram apoios e coligações na disputa eleitoral de outubro

Os partidos políticos já iniciaram a movimentação para as convenções – os encontros são necessários para referendar candidaturas e o apoio de cada uma das legendas. A nova legislação eleitoral prevê que as convenções sejam realizadas entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. As legendas têm até o dia 15 de agosto para registrarem seus candidatos e no dia seguinte a campanha eleitoral já está liberada.

Um dos primeiros partidos a marcar a convenção foi o Partido da Mulher Brasileira (PMB). A legenda tem como pré-candidato ao cargo de prefeito o vereador e ex-secretário municipal, Julio Küller. O partido reunirá os candidatos para sacramentar a candidatura de Küller no próximo dia 23 de julho – durante o encontro, a legenda também definirá o nome do vice na chapa. Até o momento, as conversas mais adiantadas acontecem com o PSDC e colocam Dirlei Cordeiro como o candidato a vice.

Também no dia 23, o Partido da Mobilização Nacional (PMN) realizará a convenção. O encontro também está agendado para acontecer na Câmara – o partido deve homologar o apoio à candidatura de Küller e também uma coligação na disputa por vagas no Legislativo Municipal. O PSDC, de Dirlei e do vereador Romualdo Camargo, líder do Governo no Legislativo, também deve realizar a convenção no dia 23.

A Rede Sustentabilidade do deputado federal Aliel Machado também realizará a convenção no final de julho – a reunião está agendada para o dia 30. No encontro, o partido deverá referendar a candidatura de Aliel e também definir a abordagem da disputa por vagas no Legislativo. Também está agendada para o dia 30 a convenção do Partido dos Trabalhadores (PT), mas o presidente da legenda no município, Edson Armando, admite que a data deve ser alterada.

O Partido Verde (PV) prevê a convenção para o final do mês de julho – o encontro deverá referendar a candidatura do empresário Álvaro Scheffer ao cargo de prefeito. O PDT, partido que declarou apoio à candidatura de Küller, agendou a convenção para o dia 23 de julho – durante o encontro deve ser confirmado o apoio à candidatura de PMB e também a parceria para a disputa pelo Legislativo Municipal.

O Democratas (DEM) agendou a convenção partidária para o dia 4 de agosto, um dia antes do prazo final. O partido ainda cogita a participação na disputa pelo Executivo – o nome de Sebastião Mainardes e o ex-secretário municipal, João Ney Marçal, como possíveis candidatos a vice. O partido conta atualmente com dois vereadores na Câmara e deve apostar em chapa pura na busca por vagas.

PPS prevê convenção ‘movimentada’

O Partido Popular Socialista (PPS) deve ter a convenção mais movimentada do cenário eleitoral. Com dois pré-candidatos ao cargo de prefeito, o partido escolherá entre Dr. Zeca, atual vice, e Marcelo Rangel, atual prefeito, o candidato da legenda ao cargo. O presidente do diretório provisório da legenda, Ricardo Johansen, salienta que isso demonstra o caráter “extremamente democrático” do partido.

O PPS agendou a para o próximo dia 31 de julho a convenção. Durante a reunião, Dr. Zeca e Rangel deverão expor o plano de governo aos filiados que escolherão, através do voto, quem será o candidato do PPS em outubro. A pré-candidatura de Zeca é incentivada pelo presidente estadual da legenda, Rubens Bueno, e deverá ser confirmada ainda durante essa semana. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE