Convenções definirão últimos detalhes para a disputa eleitoral | aRede
PUBLICIDADE

Convenções definirão últimos detalhes para a disputa eleitoral

Legislação Eleitoral permite que as convenções partidárias sejam realizadas a partir de hoje (20) até o dia 5 de agosto. Grupos definem os últimos acordos

Maioria das convenções acontece na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG)
Maioria das convenções acontece na Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) -

Legislação Eleitoral permite que as convenções partidárias sejam realizadas a partir de hoje (20) até o dia 5 de agosto. Grupos definem os últimos acordos

A realização das convenções partidárias é permitida a partir de hoje (20), de acordo com a nova Legislação Eleitoral. Os encontros dos partidos definirão os candidatos ao cargo de prefeito e de vereador de cada legenda. Além disso, durante as convenções os filiados irão referendar as coligações, apoios e apostas que têm sido negociadas pelos líderes partidárias de olho na disputa que se avizinha.

As primeiras convenções, marcadas para o próximo dia 23, são dos partidos da chamada “terceira via”, capitaneada pelo vereador e pré-candidato a prefeito, Julio Küller (PMB). No sábado (23) realizam a convenção para consolidar apoio à candidatura do PMB os partidos do PMN, partido do vereador George de Oliveira, PSDC de Romualdo Camargo e Dirlei Cordeiro (virtual vice na chapa).

Outras três legendas que realizarão a convenção no sábado na Câmara Municipal são o PDT, do deputado estadual Marcio Pauliki, o PHS, do comunicador Tavinho Luck e o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), legenda que busca eleger o primeiro representante para o Legislativo Municipal. Com o apoio dessas legendas, Julio Küller e Dirlei Cordeiro esperam assegurar tempo de TV para executar a campanha.

Já os grupos políticos da chamada “Frente de Oposição”, realizam as convenções majoritariamente no final de semana dos dias 30 e 31. A Rede Sustentabilidade, partido do deputado federal Aliel Machado e dos vereadores Pietro Arnaud, Amauri Manosso e Antonio Aguinel, deve formalizar a candidatura de Aliel ao cargo de prefeito no próximo dia 30. O partido ainda debaterá qual será a coligação na disputa por vagas na Câmara de Vereadores.

Em busca de reconstrução após os escândalos nacionais, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizará a convenção no dia 30. De acordo com o presidente da legenda, Edson Armando, o partido deverá formalizar o apoio à candidatura de Aliel Machado (Rede) ao cargo de prefeito. O partido ainda debate a estratégia na disputa pelo Legislativo – o PT chegou a ter três representantes na Câmara, mas atualmente não conta com nenhum vereador.

Com apoio praticamente selado à candidatura de Aliel em nível estadual, o PMDB ainda não tem data para a convenção. De acordo com o presidente do partido em Ponta Grossa, Carlos Demário, a convenção deve acontecer após o dia 30 de julho. Após um indicativo do Diretório Estadual e da visita do senador Roberto Requião, o PMDB deve apoiar a candidatura de Aliel com a prerrogativa de indicar o vice na chapa – o nome ainda não foi debatido pelos integrantes da legenda.

PPS ainda não ‘fechou questão’ sobre candidatura de Rangel

O presidente do Diretório Provisório do PPS em Ponta Grossa, Ricardo Johansen, negou que o partido tenha “fechado questão” sobre a candidatura de Marcelo Rangel em busca da reeleição para o cargo de prefeito. De acordo com Johansen, o vice-prefeito, José Carlos Raad, o Dr. Zeca, fez o curso de formação política para ser candidato ao cargo de prefeito. “Ele [Zeca] veio para o partido para concorrer pela Prefeitura”, explicou Johansen.

O atual prefeito, Marcelo Rangel, já expôs ao partido a vontade de ser candidato, no entanto a candidatura depende do aval dos filiados e também da Executiva Estadual – os problemas dentro do PPS tiveram inicio com a saída do irmão de Marcelo, o deputado Sandro Alex, que deixou o PPS para assumir a presidência do PSD no Paraná.

PV e DEM farão convenções no final do prazo

O Partido Verde (PV) e o Democratas (DEM) ‘usarão’ boa parte do prazo para realizarem as convenções – a legislação permite que os partidos organizem os encontros entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. O DEM do vereador Sebastião Mainardes deverá disputar vagas no Legislativo com chapa completa e decidirá na convenção, marcada para o dia 4 de agosto, a aposta para o Poder Legislativo. Já o Partido Verde (PV) também deverá realizar a convenção no dia 4 ou no dia 5 de agosto – os verdes confirmarão a candidatura de Álvaro Scheffer ao cargo de prefeito e também planeja disputar a eleição com completa de vereadores. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE