Eleitorado de PG cresceu 42% nos últimos 20 anos

Ponta Grossa

26 de julho de 2016 13:55

Afonso Verner


Relacionadas

Polícia Ambiental solta veado resgatado em comércio em PG

Campanha de vacinação contra a pólio é prorrogada

HU-UEPG pede ajuda para identificar homem internado

Primeiro PLR será testado na próxima quarta-feira
Carro capota após bater na lateral de caminhão na BR-376
Rapaz morre após batida entre motocicletas em PG
Onze regiões de PG ficam sem água nesta quinta-feira
PG é o quarto maior colégio eleitoral do Paraná Foto: Foto: Divulgação
PUBLICIDADE

Município é o quarto maior colégio eleitoral do Estado e teve crescimento significativo nas últimas duas décadas.

Dados oficiais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná mostram que o município de Ponta Grossa teve um crescimento de 42% no número de eleitores entre 1996 e 2016. Na metade da década de 90 a cidade tinha 157 mil eleitores e vinte anos depois o eleitorado da cidade ultrapassou a marca dos 222 mil eleitores. No entanto, nos últimos quatro anos o número de eleitores em PG teve uma queda de 1,45%.

A diferença nos últimos quatro anos é resultado do processo de recadastramento biométrico do município que obrigou todos os eleitores a participarem da biometria – esse foi o único período em que o eleitorado do município apresentou redução nos últimos 20 anos. Por outro lado, o maior crescimento do eleitorado no período aconteceu entre 1996 e 2000 quando o número de eleitores cresceu de 157.148 para 182.439, representando um aumento de 16,09%.

Com o recadastramento biométrico, PG garantiu a realização do segundo turno, possível apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes, e também se firmou como um município fundamental no cenário eleitoral do Paraná. A cidade com mais eleitores é Curitiba com 962 mil eleitores, seguida de Londrina que tem um colégio eleitoral de 261 mil pessoas e Maringá com 170 mil votantes. A lista dos vintes maiores colégios eleitorais do Paraná termina com a cidade de Campo Mourão, com pouco mais de 52 mil eleitores.

Ainda de acordo com a listagem divulgada pelo Tribunal, os municípios com maior crescimento do eleitorado nos últimos 20 anos foram cidades que compõe a região metropolitana de Curitiba. São José dos Pinhais teve um crescimento do eleitorado na ordem de 92%, já em Colombo o índice chega aos 95%, em Araucária o número é de 80%, Pinhais tem 44% de crescimento e Campo Largo soma um aumento de 53,47%.

levantamento

Número de eleitores no Paraná cresceu 29% desde 1996

O número de eleitores no Paraná também cresceu nas últimas duas décadas. De acordo com os dados do Tribunal, em 1996 o Estado tinha pouco mais de 6 milhões de eleitores. Vinte anos depois o Estado soma mais de 7,8 milhões de pessoas aptas a irem as urnas no próximo dia 3 de outubro, representando um crescimento de 29,46%. Os dados do TRE levam em conta apenas os eleitores que estão em dia com a Justiça Eleitoral e que, no caso de cidades que passaram pela biometria, tenham participado do processo

PUBLICIDADE

Recomendados