Cenário eleitoral definido em Ponta Grossa | aRede
PUBLICIDADE

Cenário eleitoral definido em Ponta Grossa

Cinco coligações apresentaram candidatos próprios em busca do comando do Palácio da Ronda

Imagem ilustrativa da imagem Cenário eleitoral definido em Ponta Grossa
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Cinco coligações apresentaram candidatos próprios em busca do comando do Palácio da Ronda

O eleitor de Ponta Grossa terá cinco opções ao escolher o novo prefeito e vice-prefeito em 2016. Com o final das convenções partidárias, cinco grupos apresentaram projetos para o município e disputarão o voto do eleitor em 2016. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) buscará a reeleição com uma nova companheira de chapa – após quatro anos tendo como vice José Carlos Raad, o Dr. Zeca, Rangel escolheu a ex-secretária municipal Elizabeth Schmidt (PSB) para ocupar o cargo.

Eleito prefeito em 2012 com o apoio de 10 partidos, Marcelo conseguiu ampliar o número de legendas na sustação do Governo e terá o apoio de 12 partidos para 2016 – mesmo perdendo o apoio de Marcos Zampieri (SD) e George de Oliveira (PMN), Rangel conseguiu viabilizar um grupo robusto na chapa pela reeleição. Após quatro anos no comando da Prefeitura, Rangel apostará na continuidade dos projetos para a próxima eleição.

A nova vice de Marcelo também traz uma bagagem política relevante. Elizabeth Schmidt é uma das principais representantes das mulheres na política local e tem como bandeira a inclusão do setor feminino nos cargos da administração pública. Em 2000, Elizabeth já concorreu ao cargo de vice-prefeita e desde então se tornou uma figura conhecida no meio político, além de ter ocupado o cargo de Secretária Municipal.

A oposição ao prefeito será representada pelo deputado federal Aliel Machado (Rede) e pelo auditor fiscal Elizeu Chociai (PTN). Aliel disputou todas as eleições nos últimos oito anos e só não conquistou o cargo em uma das oportunidades – em 2008, com 19 anos, Aliel ficou com o cargo de suplente no Legislativo. Em 2016, Aliel quer “discutir os problemas da cidade” e uniu sete partidos em busca da eleição para a Prefeitura.

Como vice, o grupo político de Aliel escolheu Elizeu Chocia, líder da Frente Popular e presidente estadual do PTN. Chociai e Aliel enfrentarão a rejeição apresentada pelo deputado após o voto do impeachment em Brasília. “Acredito que vamos superar isso quando tivermos tempo para explicar essa questão e pudermos também apresentar nossa proposta para o município”, lembrou Elizeu.

Küller se apresenta como a 3ª via

Ex-secretário de Assistência Social do prefeito Marcelo Rangel, o vereador Julio Küller (PMB) alçará voos mais altos em 2016. Ao lado de Dirlei Cordeiro (PSDC), vice na chapa, Küller lançou a candidatura e reuniu oito partidos no grupo – o projeto foi a primeira a ser formalizado no município. Julio tem o apoio de lideranças importantes em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais, entre elas o deputado Marcio Pauliki (PDT) e o vereador George de Oliveira, parlamentar mais votado em 2012.

Gadini e Leandro estarão na disputa

O professor universitário Sérgio Gadini será o candidato da dobradinha do PSOL e do PCdoB em 2016 e terá como vice Felipe Soares, também professor. A dupla aposta em uma administração democrática da Prefeitura como plataforma de campanha e quer propor um “outro modelo” de administração do município. Já o PPL, partido criado em 2011, surpreendeu e firmou candidatura própria e com chapa pura – o partido será representado na disputa pela Prefeitura por Leandro Soares e Adriane Lopes.

Simulado

A Justiça Eleitoral realiza nesse sábado (06) uma simulação das eleições em quatro zonas eleitorais da cidade. A atividade acontece a partir das 13h até as 17h e servirá para a adaptação e teste da tecnologia biométrica - em 2016, os eleitores serão identificados pela digital em Ponta Grossa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE