Candidatos ressaltam valorização do professor no ensino municipal | aRede
PUBLICIDADE

Candidatos ressaltam valorização do professor no ensino municipal

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos ressaltam valorização do professor no ensino municipal

Prefeituráveis apresentam ações planejadas para o setor da Educação e salientam que a valorização do professor é essencial para a melhoria do setor.

O setor da Educação integra a discussão de praticamente todas as campanhas eleitorais, sejam elas em nível municipal, estadual ou nacional. Via de regra a área também é vista como fundamental para os avanços sociais e a melhoria das condições de vida da população em longo prazo. Com isso, o debate sobre Educação também tem papel central na disputa por votos em Ponta Grossa.

No município, a maioria dos candidatos reconhece os avanços conquistados pela atual administração na implementação e ampliação do Ensino Integral. No entanto, os prefeituráveis apresentam propostas diversas para seguir avançando no setor. Além do investimento no ensino primário e fundamental, Aliel Machado (REDE) também apresenta medidas para ampliar o acesso de jovens e adultos à educação.

Outro ponto discutido pelos prefeituráveis é a necessidade de readequação no conteúdo do ensino integral. Para Julio Küller (PMB), o atual sistema proposto pelo município é falho e precisa de melhorias. Além disso, os candidatos a prefeito que disputam o cargo em 2016 querem mudar a maneira como o secretário de Educação é escolhido – Professor Gadini (PSOL) propõe que o gestor da Pasta seja designado após eleição direta entre os servidores de carreira.

Já o atual prefeito, Marcelo Rangel, ressalta que grande parte do atual orçamento da cidade é investido no setor da Educação e também exaltou a ampliação da Rede Integral de ensino.

Julio quer flexibilização do ensino integral

O vereador e candidato a prefeito Julio Küller (PMB) apresentou no Legislativo Municipal um projeto de lei que prevê a flexibilização do ensino integral na cidade. Julio defende que nem todas as famílias querem deixar os filhos durante todo o dia na escola e por isso quer oferecer aos pais a oportunidade de escolher. A medida causou polêmica e recebeu críticas e apoio por parte de educadores e pais – o projeto de lei tramita na Comissões Internas da Câmara de Vereadores e deve entrar em votação nos próximos dias.

Leandro Soares

Nossa administração vai se preocupar com a valorização dos servidores públicos da educação, começando pela formulação de um Plano de Carreira adequado e passando pelo reestudo da proposta pedagógica – haja vista que hoje há dificuldade até de leitura para os estudantes que chegam a ingressar no ensino médio. Além disso, temos que pensar que a escola não se baseia apenas na estrutura física, por isso queremos avançar em questões como pavimentação nas ruas das escolas municipais. Também precisamos de um real Ensino Integral com a inclusão da criança com deficiência nesse processo e da formação continuada dos professores. Importante lembra que todos nossos secretários(as), inclusive o(a) de Educação, será um servidor(a) de carreira.

Professor Gadini

Vamos assegurar vaga para todas as crianças em idade escolar no Ensino Municipal. Para isso definir um cronograma de implantação gradual e efetiva da escola de tempo integral, conforme Meta Brasil. Valorizar os profissionais da educação e demais servidores da área (merendeiras, zeladoras, nutricionistas e escriturários), com formação continuada, e reconhecimento, de todos servidores da secretaria municipal. Elaboraremos um estudo sobre a viabilidade técnica para, durante a gestão (quatro anos), iniciar a gradual implantação do pagamento salarial equivalente ao mínimo do DIEESE aos educadores municipais (em regime de 40 horas). A partir de janeiro, os professores vão escolher o(a) secretário(a) de educação, que vai coordenar as mudanças que a cidade precisa.

Aliel Machado

O município tem hoje um déficit de milhares de vagas para crianças de 0 a 3 anos e para a população de 4 a 5 anos. Os dados são das Informações Municipais para Planejamento Institucional de 2016. O município não atingiu a meta assumida no Compromisso “Todos pela Educação”, firmado pelo MEC. Na nossa gestão vamos arcar com esse compromisso e ampliar as vagas e a infraestrutura das escolas, além de criarmos novas unidades de ensino. O professor, que é o elemento essencial na formação dos nossos filhos, será valorizado. Nas escolas vamos desenvolver a cultura da paz, como meio de reduzir o bullying. Voltaremos a nossa atenção aos alunos com necessidades educacionais especiais com o acesso à escola, além de expandirmos a educação de jovens e adultos.

Marcelo Rangel

Desde 2013, a Prefeitura de Ponta Grossa vem promovendo um investimento maciço em educação. O fluxo médio diário, desde então, chega a quase R$ 50.000. Os resultados são também expressivos: aumentou em mais de 50% o número de alunos nos CMEIs e o contingente estudantil nas escolas em tempo integral saltou de 2.100 para mais de 18.000, fruto de um investimento que elevou de 1 para 64 o número de escolas municipais em regime integral. Mas o mais importante foi a mudança de rumos: a Educação passou a ser prioridade, no governo Rangel. E vai continuar. Os novos rumos já são conhecidos: emprego de tecnologia inovadora (tablets para alunos e professores) e ganho pedagógico importante com aulas de inglês. Além da ampliação do ensino integral para toda a rede.

Julio Küller

A educação abre portas para as oportunidades. Por isso vamos investir muito na educação de Ponta Grossa. Vamos estender o horário de atendimento dos CMEIS até às 18h30, com a contratação de monitoras para ficar com as crianças após às 17h00. Vou criar o CMEI Central que será aberto aos sábados das 7h30 às 18h00 para os pais que trabalham no centro da cidade. Com o programa ‘Mais Educação’ vamos ampliar o ensino integral e readequar as que já atendem nesse modelo com atividades complementares de fato. E colocar em prática o projeto ‘Olhos da Minha Escola’ garantindo atendimento médico oftalmológico, além de psicológico, neurológico e tratamento de obesidade infantil a todos os estudantes da rede municipal.

Leandro Machado

Nossa administração vai se preocupar com a valorização dos servidores públicos da educação, começando pela formulação de um Plano de Carreira adequado e passando pelo reestudo da proposta pedagógica – haja vista que hoje há dificuldade até de leitura para os estudantes que chegam a ingressar no ensino médio. Além disso, temos que pensar que a escola não se baseia apenas na estrutura física, por isso queremos avançar em questões como pavimentação nas ruas das escolas municipais. Também precisamos de um real Ensino Integral com a inclusão da criança com deficiência nesse processo e da formação continuada dos professores. Importante lembra que todos nossos secretários(as), inclusive o(a) de Educação, será um servidor(a) de carreira da Prefeitura.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE