Propaganda é aposta para conquista de votos | aRede
PUBLICIDADE

Propaganda é aposta para conquista de votos

Candidatos apostam no horário de televisão no segundo turno
Candidatos apostam no horário de televisão no segundo turno -

Dhiego Tchmolo

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Propaganda eleitoral do 2° turno começa a ser veiculada a partir de hoje. 

Começa nesta segunda-feira (17), a propaganda eleitoral gratuita do 2º turno nos rádios e TVS em Ponta Grossa. A primeira transmissão inicia às 13h e vai até às 13h20. No período da noite, o horário eleitoral começará às 20h30, com encerramento às 20h50. Os dois candidatos de Ponta Grossa, Aliel Machado (REDE) e Marcelo Rangel (PPS), terão 20 minutos diários, cada, para expor propostas, planos de governo e estratégias para o 2º turno. O tempo será divido proporcionalmente entre os dois candidatos: cada um terá, pela tarde e noite, 10 minutos, totalizando 40 minutos diários de propaganda eleitoral.

Em reunião com a juíza Noeli Salete Tavares Reback, do Fórum Eleitoral, no dia 6 de outubro, os candidatos decidiram por uma campanha mais curta em TV e rádio. Na reunião, Marcelo e Aliel propuseram a diminuição do horário eleitoral de 20 para 10 minutos diários para cada candidato. Contudo, devido a problemas na adequação da grade de programação da emissora RPC (Rede Paranaense de Comunicação – TV Esplanada), não foi possível a redução de tempo.

O número de inserções (propagandas que aparecem durante todo o dia na programação de rádio e TV) foi reduzido: de 70 diárias, o número baixou para 35, mantendo os 30 segundos vigentes. A juíza Noeli, após a reunião, apontou que o acordo beneficiará os telespectadores. “Isso é bom porque vai dar um fôlego para o eleitor. Tempo curto, razoável, mas que é suficiente para os candidatos colocarem suas propostas”.

Outras mudanças aconteceram em relação ao 1º turno: as propagandas passam a ser vinculadas no domingo, com 12 dias ininterruptos com as propostas dos candidatos no rádio e TV. O tempo de aparição dos candidatos também mudou: diferente do primeiro turno, onde a coligação proporcionava o tempo de cada candidato na propaganda eleitoral, neste turno haverá o mesmo tempo para ambas as campanhas. 

Caso um candidato não cumpra seu tempo determinado, uma tarja da Justiça Eleitoral apontará que o horário está reservado para a coligação. O prazo para entrega do material se encerrou neste domingo, 16 de outubro. A ordem das aparições em rádio e TV serão alternadas: hoje, Rangel começará pela tarde, seguido de Aliel. No período da noite, inverte-se, com a abertura do candidato da REDE seguido pelo prefeiturável do PPS. A campanha nos meios de comunicação se encerra no dia 28 de outubro (sexta-feira).

Horário e pesquisas eleitorais darão tônica ao 2º turno

No 1º turno, Rangel terminou a frente com 84.032 votos, representando 47,68% dos eleitores. Aliel apareceu logo em seguida, com 49.611 eleitores (28,15% dos votos). Ambos os candidatos ficaram a frente de Júlio Küller (PMB), que teve 15,59%. Küller foi o único candidato a ser manifestar para o 2º turno: apoiará Aliel. Professor Gadini (PSOL) e Leandro Machado (PPL), que também disputaram o pleito, não apoiarão ninguém. O cenário poderá se desdobrar, ainda mais, com as pesquisas eleitorais neste 2º turno: até o momento nenhum levantamento foi divulgado, sendo reservado para a última semana das eleições. Com isso, o pleito poderá tomar novos rumos a partir dos números que serão divulgados.

Jornal da Manhã cancela debate sem presença de Rangel

O Jornal da Manhã e o portal aRede convidaram os candidatos Marcelo Rangel e Aliel Machado para um debate que seria realizado na manhã desta segunda-feira (17), em sua sede. Uma reunião na quinta-feira (13), entre as assessorias dos dois candidatos, foi de confirmação da presença de Aliel no debate. A campanha de Rangel, contudo, pediu 24 horas para responder se haveria a possibilidade do prefeito participar da campanha. Contudo, a assessoria pediu até às 12h de sábado (15) para a resposta. Sem uma posição, a direção do portal aRede e do Jornal da Manhã definiram, oficialmente, o cancelamento do debate

ALIEL MACHADO (REDE) - "Debater a cidade"

O candidato Aliel Machado, através de sua assessoria, explicou que as estratégias e produções da campanha eleitoral para o segundo turno começaram logo após o resultado das eleições do dia 2 de outubro. Com menos tempo, a assessoria do deputado federal explica que toda a campanha foi mais curta. “No entanto, o que mais irá interferir é a maneira de como vamos discutir a cidade. O debate sempre é positivo, desde que haja propostas viáveis e não promessas fantasiosas”, respondeu a assessoria.

O interesse da população será a tônica da campanha de Aliel, conforme aponta a campanha, onde poderá ser aprofundado o debate sobre a cidade, com questões de interesse de grande parte da população, como a saúde e segurança, sendo abordados. “É muito importante prestar muito a atenção nas propostas para a cidade. Comparar os projetos e os candidatos. Quem é ficha limpa, a sua história e o que já fez como gestor. O segundo turno é uma conquista para que a cidade seja debatida mais a fundo, sem máscaras”, comenta a assessoria.

Com mais tempo, a campanha de Aliel aponta que “permitirá tirar a máscara da atual gestão de que a cidade está no rumo certo. Com este tempo maior, teremos como mostrar isso à população”. A assessoria encerra explicando que o desejo é de uma “campanha limpa, sem sujeira de panfletos apócrifos pela cidade ou mentiras na internet. Temos propostas claras e viáveis, soluções para velhos problemas que até hoje não foram enfrentados por falta de planejamento ou coragem. É hora da cidade escolher por mudança”.

MARCELO RANGEL (PPS) - "Histórico de trabalho"

A assessoria do candidato Marcelo Rangel apontou que “o processo de produção do material para exibição no horário  eleitoral  já começou. Mas, está longe de ter sido finalizado”. O tempo reduzido de campanha nos meios de comunicação – apenas 12 dias – não afetará substancialmente a propaganda informa a assessoria. “Não acreditamos que haja prejuízo no esforço para levar a mensagem do candidato, as realizações de seu governo e seu plano de ação para os próximos quatro anos”.

Sobre o conteúdo da propaganda, a assessoria do prefeito apontou que o foco será das ações já executadas por Rangel durante sua gestão frente à administração, além do seu plano de governo. “A mensagem é simples: o trabalho continua. Ponta Grossa não pode parar nem retroceder. O eleitorado tem a consciência de que Marcelo Rangel é o melhor candidato e que o trabalho desenvolvido até agora não vai ser interrompido. É preciso avançar ainda mais. E só que já tem um histórico de trabalho, vivência, grandes progressos e melhorias substanciais pode garantir isso”.

Sobre o tempo nos meios de comunicação, a campanha de Rangel explana que o horário eleitoral permitirá ao eleitor “uma nova chance de confrontar o histórico de cada candidato, suas conquistas (ou a ausência delas). Levará o voto da maioria aquele que for mais coerente”. A assessoria finaliza apontando que a campanha do prefeito manterá o tom e o formato dos programas do 1º turno. “O eleitor sabe reconhecer o trabalho de nosso candidato e é isso que será apresentado”, conclui.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE