Terminal central tem protesto, tumulto e prisão. Veja vídeo | aRede
PUBLICIDADE

Terminal central tem protesto, tumulto e prisão. Veja vídeo

VÍDEO
| Autor: Afonso Verner

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Usuários do transporte público fecharam hoje (29/05), por cerca de meia hora (das 13h30 às 14h), o Terminal Central de Ponta Grossa. Os manifestantes protestavam pedindo mais ônibus e melhorias no serviço. Guardas municipais e equipes da Polícia Militar foram até o local para desobstruir a entrada de ônibus e situação acabou em tumulto - uma pessoa foi presa.

Segundo Kelle Bandaschwiski, uma das participantes do protesto, a situação do transporte na cidade é insustentável. "Nós ficamos dentro dos ônibus como sardinhas e ninguém faz nada. Não dá pra aceitar mais essa situação, temos que fazer alguma coisa", disse a manifestante que também é usuária do transporte.

Polícia prende uma pessoa

Um rapaz que impedia a saída de ônibus do Terminal acabou preso. O jovem, que ainda não teve o nome revelado, foi encaminhado para a Delegacia da cidade - um casal que teria sido agredido pelo homem preso também foi para o DP para prestar queixa. O homem preso não pode ser ouvido pela equipe de reportagem.

Protesto divide opiniões

Manifestantes que fechavam o terminal acabaram entrando em confronto com outros usuários que queriam a abertura do espaço. Alguns dos envolvidos tiveram que ser contidos pelas autoridades - os manifestantes prometem fechar, novamente, a entrada e saída de ônibus do terminal ainda nessa quinta-feira.

"Vamos preservar o direito de ir e vir"

O secretário de Cidadania e Segurança Pública de Ponta Grossa, Ary Lovato, esteve no local e disse que a Guarda Municipal vai trabalhar para que o espaço continue funcionando normalmente. "A situação já não está fácil e ainda acontece isso. Nós viemos preservar o direito de ir e vir das pessoas", contou Lovato.

AMTT fiscaliza frota

O responsável pela divisão de fiscalização viária da Autarquia Municipal de Trânsito (AMTT), Luiz Eduardo Lemes, disse que a frota mínima, garantida por uma medida judicial, está sendo cumprida a risca. "Os funcionários estão cumprindo os horários e a frota mínima está andando nas ruas. Mas fora isso, não podemos fazer mais nada", explicou Luiz.

Greve completa dez dias

Hoje a greve do transporte público completa dez dias - não existe mais negociação entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores do Transporte Coletivo de Ponta Grossa (Sintropas) e a VCG, agora a situação é intermediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Os trabalhadores pedem 21% de reajuste e a proposta judicial oferece 7,5% de reajuste - a oferta foi recusada pelos trabalhadores em assembleia. Enquanto isso uma frota de 30% dos ônibus circula na cidade - o número sobre para 50% nos horários de pico.

VCG lamenta situação

Através da assessoria de imprensa, a Viação Campos Gerais lamentou a situação - a empresa também informou que o grande prejudicado pela greve, que é o usuário, ficou ainda mais desfavorecido com o protesto.

Sindicato apoia manifestantes

O presidente do Sintropas, Ricardo Peloze, disse que a manifestação dos usuários é legítima e democrática. "Compreendemos a situação do usuário", resumiu Peloze.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE