Sindicato lamenta demora para acordo sobre greve | aRede
PUBLICIDADE

Sindicato lamenta demora para acordo sobre greve

VÍDEO
| Autor: Gabriel Sartini

Gabriel Sartini

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Após 17 dias de greve do transporte coletivo de Ponta Grossa, o Sindicato e a empresa entraram em um acordo na madrugada de hoje (5) durante uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Curitiba. Os ônibus já estão circulando com 100% da frota.

Em entrevista, Ricardo Peloze, presidente do Sintropas, relatou que a greve foi positiva. “Tivemos um saldo positivo. A proposta da Prefeitura foi essencial para o fim da paralisação, porém lamentamos a demora das negociações, que causou transtornos na rotina dos usuários”, disse Peloze.

O acordo concretizado nesta madrugada garantiu aos funcionários da empresa um reajuste imediato de 9%, além de outros 9% de reajuste para o ticket alimentação. O reajuste salarial deverá chegar em 10%, enquanto o aumento no ticket alimentação será 50%, quando o município passar a subsidiar a manutenção dos terminais. A proposta foi determinante para o encerramento da greve.

Em busca de uma alternativa para a conciliação, a Prefeitura e a Câmara de Ponta Grossa se dispuseram a bancar os custos pela manutenção dos terminais, hoje sob responsabilidade da concessionária. O presidente do Legislativo, Aliel Machado (PCdoB), disse que repassaria R$ 2,4 milhões para o Governo Municipal custear o serviço e possibilitar uma proposta salarial maior por parte da viação.

A empresa aceitou, ainda, pagar um abono de R$ 250,00 nos salários.

Com um possível acordo entre as partes, determinou que até o dia 5 de julho a lei que garante o subsídio à viação para a manutenção dos terminais esteja aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS).

Portanto, assim que vigore esta nova lei, o ganho total para funcionários deverá ser repassado. Os trabalhadores deverão compensar os dias parados nos próximos seis meses.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE