PLATAFORMAS


EDITORIAS


SEÇÕES


PROJETOS


INSTITUCIONAL

Câmara debate atuação de trailers e ‘food trucks'

Ponta Grossa

12 de abril de 2017 18:04

Afonso Verner


Relacionadas

Projeto Eleitor do Futuro realiza eleições simuladas

TCU pede estudo sobre impacto dos pedágios no Paraná

Proerd forma 1299 novos alunos em PG

Keyla Ávila assume presidência do Progressistas em PG
Sergio Moro cumpre agenda em PG na próxima semana
Terminal de PG é palco de pancadaria; veja o vídeo
Prefeitura fortalece desenvolvimento de MEIs
Festival de 'Food trucks' se tornaram atração no município Foto: Imagem: Arquivo JM
PUBLICIDADE

Legislativo Municipal deverá convocar audiência pública para discutir o tema com autoridades e empresários interessados. Projetos foram retidos da pauta de votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) retiraram da pauta dois projetos de lei que tratam da regularização de trailers de lanche e ‘food trucks’. As medidas estavam na pauta da sessão desta quarta-feira (12) e foram retiradas para vistas por 15 dias após o pedido de um dos autores das propostas. Os parlamentares estudam convocar uma audiência pública para discutir a regularização com empresários do setor e também com autoridades do município.

Uma das iniciativas é de autoria de George de Oliveira (PMN). O projeto de lei 293/2016 prevê a regulamentação dos trailers que atuam em pontos fixos de praças, ruas e avenidas de Ponta Grossa. Procurado pela reportagem, George afirmou que a intenção da medida é retirar os empreendedores da informalidade. “Vamos tentar encontrar um meio termo entre quem têm trailers nas ruas e avenidas e os comerciantes que atuam em pontos fixos”, contou Oliveira.

Entre as propostas previstas no projeto de Oliveira (PMN) está a instalação de um poste fixo de energia para os donos dos trailers. “Com isso acabaríamos com os improvisos vistos e o empresário poderá pagar sua conta de luz de maneira mais correta e sem maiores problemas”, explicou o vereador. As propostas que estavam na pauta do Legislativo Municipal foram retiradas por 15 dias.

De acordo com o vereador Pietro Arnaud (REDE), o projeto em questão trata de um tema complexo e não pode ser “discutido com pressa”. O vereador lembra que a atuação dos trailers interfere no negócio de empresários que tem pontos fixos na cidade e por isso as opiniões dos diversos envolvidos devem ser apresentadas e debatidas. “Precisamos saber o que cada um dos lados pensa para conseguir propor algo que efetivamente resolva os problemas do setor”, comentou Arnaud.

O outro projeto retirado para vistas trata dos ‘Food Trucks’ e é de autoria de George (PMN) e do presidente do Legislativo, Sebastião Mainardes (DEM). Segundo Oliveira, o principal objetivo do PL 294/2016 é tributar os ‘food trucks’ que vem de outras cidades para atuar em Ponta Grossa. “Esses empresários vem até o município, ganham dinheiro aqui e nada deixam em troca, nem mesmo alvará eles tem para atuar em Ponta Grossa”, comentou Oliveira.

A expectativa de George é que a audiência pública ou mesmo uma reunião de trabalho para discutir o tema conte com a participação de representantes dos empresários donos de trailers e ‘food trucks’, além de entidades como o Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares dos Campos Gerais. “Precisamos ouvir todos os envolvidos e buscar um meio termo para que a atuação dos trailers e ‘food trucks’ não se torne uma terra sem lei”, comentou Oliveira.

Empresários tem atuado no setor

O vereador Pietro Arnaud (REDE) lembra que atualmente empresários tem atuado e ampliado o comando de vários trailers de lanche instalados em ruas e avenidas de Ponta Grossa. O parlamentar garante que a proposta deve levar em conta uma igualdade entre aqueles empreendedores que atuam nas ruas e os empresários que tem pontos fixos. “Esse é um debate que tem que acontecer e que tem que buscar uma situação de maior igualdade entre os diversos empreendedores do setor”, contou Arnaud.

George afirma que atuação de ‘food trucks’ é desregrada

George de Oliveira (PMN) afirmou que a atuação dos ‘food trucks’ em Ponta Grossa atualmente é desregrada. “Alguns empresários vem de outras cidades e faturam no município, mas não deixam um real em Ponta Grossa”, criticou o vereador. George lembrou ainda que no caso dos trailers é importante que o setor seja finalmente regulamentado para evitar a “proliferação” desse tipo de serviço de maneira descontrolada no município.

PUBLICIDADE

Recomendados