Marcelo Rangel reabre debate sobre ferrovias em PG | aRede
PUBLICIDADE

Marcelo Rangel reabre debate sobre ferrovias em PG

Prefeito de Ponta Grossa quer debater retirada de trilhos e áreas importantes da cidade. Na próxima terça-feira (2/5), Rangel se reúne com o ministro do transporte

Imagem ilustrativa da imagem Marcelo Rangel reabre debate sobre ferrovias em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Prefeito de Ponta Grossa quer debater retirada de trilhos e áreas importantes da cidade. Na próxima terça-feira (2/5), Rangel se reúne com o ministro do transporte

O prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), foi eleito vice-presidente da área temática de Ferrovias e Logística no Brasil da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A escolha foi realizada em Brasília durante o IV Encontro dos Município com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Já na próxima terça-feira (2/05), Marcelo irá se reunir com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa (PR), para debater avanços no setor, especialmente em PG.

Além de Rangel, Ponta Grossa também esteve representada no evento em Brasília pela vice-prefeita, Elizabeth Schmidt (PSB), e pelo secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar – a comitiva retornou ao município na tarde desta quinta-feira (27). Em entrevista ao Jornal da Manhã e ao portal aRede, Marcelo lembrou que o cargo como vice-presidente da área temática deverá trazer força política ao debate proposto por ele.

O prefeito lembra que os problemas causados pela presença de ferrovias em áreas urbanas não são exclusividade de Ponta Grossa. “Ganhamos força nesse debate sobre um problema muito recorrente na nossa cidade, mas como irei representar uma federação nacional, a minha preocupação é também discutir saídas e possibilidades para todos os municípios brasileiros”, lembrou Marcelo Rangel.

O gestor lembrou que em Ponta Grossa o impasse sobre o uso de áreas já ocupadas por empresas ferroviárias (algumas delas abandonadas posteriormente) é bastante prejudicial à população. “Temos o caso da ligação do Jardim Mezzomo com o Monteiro Lobato, um local estratégico para o desenvolvimento da cidade em que a empresa não permite uma obra do tipo”, contou Marcelo ao falar sobre o impasse.

Entre as obras possibilitadas por um avanço no debate ferroviário proposto por Rangel está o ‘desvio’ na linha férrea do bairro Cará-Cará para a ampliação da pista do Aeroporto Santana. “Com as melhorias tecnológicas e instrumentais no aeroporto, também temos a previsão de ampliar a pista para o pouso de aeronaves de maior porte e por isso seria necessário o desvio na linha férrea”, explicou Rangel.

Na visão de Rangel, o novo cargo na FNP deverá facilitar o debate político sobre o tema. “Quero discutir o tema que é de importância central para o desenvolvimento de Ponta Grossa, temos situações do tipo em várias partes da cidade e com uma representação política mais qualificada e gabaritada, poderemos ter resultados mais efetivos sobre o assunto”, afirmou o prefeito.

Gestor chama atenção para acidentes fatais

Marcelo Rangel (PPS) lembrou que mesmo que o município tenha se estabelecido com base no desenvolvimento ferroviário, atualmente linhas que cruzam vias importantes da cidade são palco para acidentes de trânsito rotineiros, muitos deles com morte. “Esse é o caso da avenida Monteiro Lobato, na região do Baraúna, local em que o fluxo de veículos é muito grande e onde existe trânsito de trens ainda hoje”, comentou o prefeito. Na visão de Marcelo, é necessário debater “com mais profundidade” possíveis saídas para a questão.

Construção do Parque Linear

Outro debate importante no município que está ‘emperrado’ diante do impasse das áreas ferroviárias é a construção do Parque Linear. A proposta de Rangel é utilizar uma área em Vila Oficinas, atualmente sobre concessão da RUMO (antiga ALL), para a construção de um parque. “Essa é uma área que está abandonada e é preciso maior debate político para que o espaço seja repassado para o município ou tenha uma destinação correta”, explicou Rangel. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE