Projeto quer diminuir incidência de caries em crianças | aRede
PUBLICIDADE

Projeto quer diminuir incidência de caries em crianças

Vereador é autor do projeto ‘Criança sem carie’ aprovado em primeira discussão nesta segunda-feira (17). Iniciativa quer diminuir problemas de saúde bucal

Imagem ilustrativa da imagem Projeto quer diminuir incidência de caries em crianças
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou em primeira discussão nesta segunda-feira (17) o projeto de lei (PL) 100/2017. De autoria do vereador Geraldo Stocco Jr. (REDE), a proposta prevê a criação do programa ‘Criança sem carie’ e será novamente votado na próxima quarta-feira (19). A proposta foi prevê um acompanhamento mais detalhado da saúde bucal das crianças atendidas na rede municipal de saúde pública.

A proposta foi baseada no trabalho do pai do vereador, o cirurgião dentista Geraldo Stocco (in memoriam) que atuou como cirurgião dentista concursado da Prefeitura de Ponta Grossa. O PL do vereador prevê um acompanhamento mais intenso dos cuidados com a saúde bucal de crianças entre 0 e 5 anos de idade – o controle seria feito tendo como base a carteira de vacinação.

A intenção do vereador é que o Agente de Saúde que atue na rede municipal registre na carteira de vacinação as datas e os horários da consulta odontológica, com retorno marcado pelo menos uma vez ao ano. O vereador argumenta que um acompanhamento mais próximo da saúde bucal, desde os primeiros anos de vida, evita problemas mais graves no começo da infância.

Resultados efetivos

O pai do vereador já aplicava o método nas unidades básicas de saúde (UBS) em que atuou. Segundo o parlamentar, a atividade reduziu em 83% o número de caries nas crianças de até três anos de idade e em até 70% nas crianças que ingressavam na escola aos cinco anos de idade. “Queremos transformar em lei algo que meu pai já fazia de forma isolada e trouxe grandes resultados”, contou o vereador.

As informações são da assessoria de imprensa.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE