Ricardo Barros confirma verba de custeio para a Saúde em PG | aRede
PUBLICIDADE

Ricardo Barros confirma verba de custeio para a Saúde em PG

Secretária Angela Pompeu participou de reunião de trabalho com o Ministro da Saúde em Curitiba. Município conquistou custeamento do ‘Caps Infantil’

Imagem ilustrativa da imagem Ricardo Barros confirma verba de custeio para a Saúde em PG
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), participou de uma reunião de trabalho com secretários de setor de todo o Paraná. Deputado federal licenciado, Barros prestou contas aos responsáveis pela área nas prefeituras paranaenses. Desde que assumiu o ministério, Barros visitou Ponta Grossa em três oportunidades e nesta segunda-feira (17) a secretária de Saúde da Prefeitura, Angela Pompeu, foi convidada a participar de uma reunião de trabalho com Ricardo.

Angela já havia encontrado Barros durante o Congresso Nacional de Secretários de Saúde, realizado em Brasília na semana passada (foto). Durante o encontro desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Barros garantiu um aporte para bancar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Infantil, localizado na região central da cidade e que custa pouco mais de R$ 180 mil por mês ao município.

Durante a reunião com os secretários na Alep, Barros apresentou uma prestação de contas das atividades no Ministério e ressaltou a intenção de digitalizar completamente o sistema de saúde em nível nacional. “Estamos apresentando esforços para conseguir atingir essa meta, recentemente o município lançou um edital com essa intenção”, lembrou Angela sobre a digitalização do setor.

Entre as novidades oriundas da reunião de trabalho com Barros em Curitiba está a liberação de três novas ambulâncias para o setor – duas delas são oriundas de emendas parlamentares do deputado federal Sandro Alex (PSD) e outra do deputado federal Aliel Machado (REDE). Angela lembrou ainda os esforços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Governo Federal para reforçar a atenção à atenção básica à saúde em Ponta Grossa.

Angela salientou que anteriormente o município possuía 37 equipes do programa ‘Saúde da Família’ e atualmente existem cerca de 80 equipes do tipo. “Fizemos a adesão e a qualificação das equipes, com isso conseguimos ampliar a atenção primária e contamos com o apoio do Ministério”, lembrou a secretária. Angela salientou ainda a importância do envio de profissionais do programa ‘Mais Médicos’ para o fortalecimento da atenção primária.

Secretária ressalta ‘descentralização’

Durante a reunião com o ministro da Saúde, Angela Pompeu expôs a necessidade de descentralização e flexibilização do programa Saúde da Família. “Precisaríamos de mais um profissional na equipe para fortalecer o serviço”, explica Angela. Originalmente cada equipe do programa é formada por um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um médico, um cirurgião dentista e três agentes comunitários de saúde. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE