CEI quer investigar utilização do aterro do Botuquara | aRede
PUBLICIDADE

CEI quer investigar utilização do aterro do Botuquara

Definição dos membros da comissão foi postergada após polêmica. Vereadores questionam utilização do aterro

Imagem ilustrativa da imagem CEI quer investigar utilização do aterro do Botuquara
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) adiou por uma semana a definição dos integrantes da Comissão Especial de Investigação (CEI) do aterro do Botuquara. Criada a pedido dos vereadores Celso Cieslak (PRTB) e Sargento Guiarone (PROS), a CEI quer buscar mais informações sobre a utilização do aterro. O grupo teria os membros definidos nesta segunda-feira (24), mas a escolha acabou adiada após polêmica entre os parlamentares.

O presidente da Casa de Leis, vereador Sebastião Mainardes (DEM), usou a palavra para informar sobre a escolha dos membros e questionar se os vereadores e líderes de partidos haviam sido consultados sobre o ato. Após a fala do presidente vários parlamentares questionaram a escolha dos parlamentares que integrariam a comissão e após uma breve polêmica a escolha foi postergada para a sessão da próxima segunda-feira (31).

Mesmo com a mudança, deverão compor a CEI os vereadores Celso Cieslak e Guiarone – a dupla vem discutindo a situação do Botuquara há meses e é defensora da construção de uma usina de lixo na cidade. “Nossa intenção é buscar informações sobre a atividade no Botuquara. Entendemos que algumas coisas precisam ser alteradas e muitos aspectos devem ser esclarecidos”, explicou Guiarone do PROS.

Inicialmente deverão compor a Comissão, além de Guiarone e Celso, os vereadores Geraldo Stocco (REDE), Ricardo Zampieri (SD) e Eduardo Kalinoski (PSDB) – a formação só será oficial após a ratificação dos líderes partidários. Guiarone lembrou que independente da formação, o “importante é que os vereadores que integrarem a CEI tenham consciência e tempo para debater o assunto”, salientou o parlamentar.

A criação da CEI acontece após um período turbulento no setor ambiental. Em junho acabou o prazo do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Ministério Público (MP) que previa o fim do aterro do Botuquara. O prazo venceu no último dia 17 de junho e o MP já afirmou que irá executar o TAC que prevê uma multa diária de R$ 1 mil caso o terro seguisse sendo utilizado.

Prefeitura tenta resolver problema histórico

A Prefeitura tem apresentado esforços na tentativa de solucionar o problema histórico representado pelo Botuquara. O aterro é o destino do lixo doméstico produzido na cidade desde a década de 1950 e fica próximo a locais de preservação ambiental. Para resolver a situação, o município abriu licitação para contratar um aterro privado e o certame está agendado para o dia 20 de setembro. Além disso, um grupo de trabalho foi formado em conjunto com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para buscar uma parceria para a destinação final dos resíduos sólidos da cidade. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE