Aliel Machado se destaca com projetos contra a corrupção | aRede
PUBLICIDADE

Aliel Machado se destaca com projetos contra a corrupção

Parlamentar da Rede apresentou projetos para impedir ações que prejudiquem a população

Imagem ilustrativa da imagem Aliel Machado se destaca com projetos contra a corrupção
-

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O deputado federal Aliel Machado (Rede) tem se destacado na Câmara Federal pela apresentação de projetos e resoluções que visam dificultar a prática de corrupção por parte dos representantes públicos. As ações propostas pelo parlamentar vão desde a punição ao gestor que não der a devida utilização de bem público até a instalação de rastreadores nos veículos públicos.

Para o parlamentar, que foi membro da comissão que analisou as 10 medidas de Combate à Corrupção - propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) -, a corrupção tem que ser enfrentada na prática e não apenas no discurso. “Nós temos buscado propostas que combatam a prática de ilícitos e o desperdício de recursos por parte dos gestores públicos. A sociedade não suporta mais tanto dinheiro sendo desviado enquanto falta estrutura e recursos para a saúde e a educação, por exemplo”, criticou Aliel.

Entre as propostas apresentadas pelo deputado estão as que interferem diretamente no Legislativo. Em uma delas, o mais jovem deputado paranaense pretende impedir que seja feitas trocas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quando se tratar de processo contra um parlamentar ou o próprio presidente da República. “Tivemos o caso recente da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), onde o Governo usou de manobras para substituir parlamentares que pudessem votar contra da denúncia”, lamentou. As trocas promovidas pelo governo durante a semana da votação foram fundamentais para interferir no resultado. Com as 13 mudanças, Temer obteve 12 votos contra a denúncia e chegou a 40, derrotando o relator.

Outra lei que pretende alterar o regimento interno da Câmara diz respeito as votações de projetos durante a madrugada. Um dos exemplos mais emblemáticos é o da votação das 10 Medidas de Combate à Corrupção, ocorrida em novembro do ano passado. A sessão que analisou as medidas entrou madrugada adentro e foi totalmente desfigurada da proposta original, permanecendo apenas duas delas inalteradas. “A votação durante a madrugada dificulta o acompanhamento por parte da população. Este projeto visa à transparência nas ações, permitindo que o parlamento discuta os projetos, mas que só delibere em horários mais adequados”, revela Aliel.

Além destas propostas, o parlamentar também quer que a lei puna o gestor que não dê a devida utilização para o bem público. De acordo com reportagem do Jornal Nacional, mais de 160 UPAs no país estão prontas sem funcionamento.  Outra prevê que o próprio preso, que tenha condições, pague pela tornozeleira eletrônica. “O governo do DF irá pagar R$ 11,6 milhões de reais, em apenas um ano, para o uso de 6 mil tornozeleiras eletrônicas. A população não pode mais arcar com esse custo enquanto falta recursos em outras áreas”, afirmou. 

As ações anticorrupção dos parlamentares ganharam destaque no estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) que fez um levantamento entre os parlamentares e publicou no livro “Diagnóstico Institucional: primeiros passos para um plano nacional anticorrupção”. O estudo revela que a REDE é o partido que mais tem se destacado na proposição destas medidas, com uma média de 3,5 projetos por parlamentar.

Projetos anticorrupção apresentados pelo deputado Aliel Machado

PR 268/2017 Altera os artigos 10 e 27 do Regimento Interno da Câmara e o artigo 14 do Código de Ética e Decoro Parlamentar.  A CCJ não poderá ser alterada desde o recebimento pela Câmara dos Deputados da solicitação de Processo até a conclusão de sua tramitação (Impede o troca-troca na CCJ).

PL6869/2017 - Proposta estabelece punição para gestor que não der a devida utilização a bem público (Pune quem abandonar obras inacabadas. Penalizaria com mais rigor, por exemplo, obras de alguma creche ou hospital).

PRC-203/2017 - Contra as votações na calada na noite, vetando deliberações de madrugada (Teria evitado a mutilação do pacote anticorrupção na calada da noite).                       

PL 6949/2017 Aperta as declarações de bens de candidatos, altera a Lei das Eleições para exigir mais informações (Mais transparência. Se aprovado, teria impedido o Dep. Cunha de mentir sobre o trust e contas no exterior).                      

PL 5913/2016 Dispõe sobre o custeio do sistema de monitoramento eletrônico pelos apenados com base na legislação penal brasileira (Para que os presos paguem pelas tornozeleiras eletrônicas).

PL 2317/2015 Dispõe sobre o acesso a informações relativas ao uso de veículos oficiais ou a serviço do poder público. (Instalação de rastreadores nos veículos públicos).

PL-1758/2015 Torna obrigatório o emprego do Regime Diferenciado de Contratações Públicas - RDC previsto na Lei nº 12.462 - para realização de licitações públicas, e dá outras providências.

PL-2966/2015 Aumenta a pena dos crimes de exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado e de usurpação de função pública e estabelece que o ato de nomeação com efeitos retroativos não afasta o crime de usurpação de função pública (Impede nomeação retroativa de assessores).

Informações de Jair Marques da assessoria 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE