Caminhada Rosa reúne 300 pessoas em PG | aRede
PUBLICIDADE

Caminhada Rosa reúne 300 pessoas em PG

A atividade tem como intuito mobilizar e conscientizar a população em relação ao diagnóstico precoce do câncer de mama

Imagem ilustrativa da imagem Caminhada Rosa reúne 300 pessoas em PG

Fernando Rogala

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Na tarde desta sexta-feira (06) a Secretaria Municipal de Saúde realizou a Caminhada Rosa, que marcou a abertura das atividades do Outubro Rosa, mês em alusão ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Além da caminhada, panfletos foram distribuídos para o comércio, pedestres e motoristas, chamando a atenção da população para o assunto.

Cerca de 300 pessoas participaram da atividade, entre os integrantes estavam a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt, a Secretária Municipal de Assistência Social, Simone Kaminski, membros da Secretaria Municipal de Saúde e a população em geral. O trajeto da caminhada percorreu toda a extensão da Avenida Vicente Machado até o Parque Ambiental.

A vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, destacou a importância da ação. “O objetivo principal desse movimento é fazer com que essas mulheres lembrem de cuidarem de sua saúde, para que elas levem um choque de realidade mostrando quantas já passaram por esse problema e quantas estão salvas e vivas justamente porque foram diagnosticadas precocemente. A prevenção é vida e o Outubro Rosa é o mês em que se chama a atenção para a causa. Mas todos os dias são dias de se fazer a prevenção”, afirma a vice.

A Agente Comunitária da Unidade Básica de Saúde Zilda Arns, Raquel de Freitas Chaves, participou pela terceira vez da caminhada e reforça a necessidade de cuidados constantes com a saúde. “A caminhada é boa para conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde, mesmo que durante todo o ano nós façamos o trabalho de orientar as mulheres que visitamos para que elas realizem os exames preventivos de câncer de colo de útero e o de rastreamento, que é a mamografia”, explica Raquel.

A Secretária de Assistência Social, Simone Kaminski, também participou da atividade e relata a necessidade das mulheres estarem com os exames em dia. “Hoje foi um dia muito importante por ter acontecido a Caminhada Rosa, para que a população tenha a consciência de como é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama, para que elas tenham em mente que quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maior é a chance de cura”, enfatiza Simone.

Vale lembrar que as mulheres com 50 anos ou mais, ainda que não apresentem nenhum sintoma, podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima à sua casa para realizar a solicitação do exame clínico das mamas. Além do agendamento de exames, durante todo o mês de outubro as Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão palestras, orientações, Testes Rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de preventivo, agendamento para a coleta de preventivo, além de outras atividades.

A programação do Outubro Rosa é especifica em cada UBS. Além do atendimento na área urbana da cidade, algumas ações também serão realizadas nas zonas rurais de Ponta Grossa, como em Guaragi, Sete Saltos de Baixo, Mato Queimado, Carazinhos, entre outras localidades. Confira a programação completa do Outubro Rosa em Ponta Grossa no arquivo em anexo. 

Informações da assessoria de imprensa

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE