Após notificação, mini porco deixa PG e emociona dona | aRede
PUBLICIDADE

Após notificação, mini porco deixa PG e emociona dona

Veterinária se despede de mini porco e diz que fará o ‘impossível’ para mudar lei e garantir a volta do animal

VÍDEO
| Autor: Imagens: Cristiano Barbosa

Stiven de Souza

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A veterinária Fernanda Mathias não conteve as lágrimas na despedida do mini porco Estiven, na tarde desta sexta-feira (8). Ao ouvir o choro do animal enquanto ele era encaixotado e colocado na caçamba de um caminhão, com destino a São Paulo, Fernanda se emocionou e também chorou. 

“Estou bem triste, porque jamais esperei passar por isso, ainda mais com meu porquinho que amo tanto e virou um membro da família com o passar do tempo”, disse a dona de Estiven. A despedida foi necessária após uma notificação do Departamento de Zoonoses do município. Segundo a Prefeitura, houve denúncias de moradores ao departamento e foi constatada, no local, a situação irregular do mini porco. A notificação foi feita a partir da lei municipal 9.019/2007, que proíbe a criação de suínos, entre outros animais, em área urbana.  

O prazo dado pela Zoonoses era 27 de dezembro, mas Fernanda resolveu adiantar a transferência do mini porco para conseguir tempo hábil e mudar a lei. A veterinária pretende buscar apoio dos vereadores para mudar a legislação de controle animal, mas a Câmara Municipal entra em recesso na próxima semana e só retorna os trabalhos em fevereiro. 

Estiven tem um ano e dois meses de vida e morava em Ponta Grossa desde 15 de novembro de 2016, quando Fernanda comprou ele por R$ 2 mil de um criadouro do município de São Roque, no interior de São Paulo. É para lá, inclusive, que o mini porco foi mandado nesta sexta-feira. 

Apesar da tristeza com a despedida, a dona do animal tem esperanças de que Estiven volte para a casa, em Ponta Grossa. A expectativa de Fernanda é que, ainda no próximo ano, o animal volte para a cidade. “De certa forma, estou mais tranquila porque sei que ele foi para um lugar onde vão cuidar dele, ele vai emagrecer, vai fazer exercícios e, com a ajuda dos Vereadores, vamos mudar essa lei e ano que vem ele vai voltar para casa”, afirmou. 

Câmara estuda mudança na lei

Após a repercussão do caso e o pedido de ajuda da veterinária Fernanda Mathias, os vereadores de Ponta Grossa estudam mudanças na legislação de controle de animais. O vereador George Luiz de Oliveira (PMN), autor da lei vigente, informou que vai propor uma discussão com a comunidade e avaliar a viabilidade ou não da mudança. Já o vereador Geraldo Stocco (Rede) disse que já prepara uma proposta para atualizar a lei.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE