Projetos da Câmara cobram qualidade no conserto de ruas | aRede
PUBLICIDADE

Projetos da Câmara cobram qualidade no conserto de ruas

Iniciativas tramitam no Legislativo e tratam de recapeamento de vias feito pelo Sanepar e Prefeitura

VÍDEO
| Autor: Afonso Verner

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A qualidade viária de Ponta Grossa é um tema recorrente nas diferentes esferas políticas. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, ao menos dois projetos de lei (PLs) discutem a qualidade das obras destinadas a ‘consertar’ buracos nas ruas do município. A mais recente iniciativa que trata do tema é do vereador Celso Cieslak (PRTB) e foi protocolada ainda em 2017. A proposta dispõe sobre o “nivelamento” de tampões nas ruas da cidade.

O PL 400/2017 foi protocolado por Celso no dia 14 de novembro de 2017 e ainda tramita nas comissões internas da Casa de Leis antes de ser votada em plenário. A proposta obriga o Executivo a, sempre que realizar obras de tapa-buracos ou de manutenção asfáltica, deva observar o “nivelamento das ruas”. “Muitas vezes o tampão de um buraco acaba se tornando uma saliência tão grande que coloca em risco os motoristas”, explica Cieslak.

A proposta de Celso prevê que o quesito nivelamento seja observado em todas as obras que tratem ou interfiram na qualidade da pavimentação, como troca de bueiros, poços de visita e caixas de inspeção. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Márcio Ferreira, mesmo sem uma legislação específica, por determinação do Município esse serviço de nivelamento já está sendo feito. Em 2017, por exemplo, mais de 300 pontos já receberam o reparo.

Ferreira ressaltou ainda que já nos próximos dias o serviço de tapa-buraco deverá ser terceirizado, dando mais agilidade à atividade. Além do PL de autoria de Celso, outra iniciativa do tipo tramita na Câmara de Vereadores desde 2016: a proposta obriga a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e outras prestadoras de serviço de recapear totalmente uma quadra quando as intervenções feitas no local ultrapassarem 30% da área.

O projeto foi apresentado pelo agora ex-vereador Alysson Zampieri (SD) e tem sido defendido pelo irmão do parlamentar, Ricardo Zampieri (também do SD), eleito em 2016. Em várias oportunidades, Ricardo já usou a tribuna para pedir a votação do projeto. “Acredito que esse é um debate muito importante para melhorar a qualidade viária do município”, defende o vereador.

PG prepara investimentos no setor

Em 2018, Ponta Grossa deverá contar com um investimento substancial no setor de pavimentação. A área tem um dos principais déficits históricos da cidade e a estimativa feita no ano passado dá conta de que 35% das ruas da cidade não tem pavimentação asfáltica. Junto ao Governo do Estado, o município conseguiu viabilizar R$ 30 milhões para obras de infraestrutura que deverão ser liberados ao longo dos próximos anos. Além disso, o município também prepara obras tidas como importantes, como a revitalização da Rua do Rosário e da Carlos Cavalcanti, principal via de Uvaranas.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE