Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer | aRede
PUBLICIDADE

Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer

Projeto obriga Executivo a divulgar direitos dos portadores da doença. Na tribuna, Ricardo lembrou que deveres do cidadão são bastante divulgados, enquanto benefícios são esquecidos

Imagem ilustrativa da imagem Zampieri quer divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer
-

Afonso Verner

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou nesta quarta-feira (9), em primeira discussão, um projeto de lei (PL 277/2017) que trata da divulgação dos direitos dos cidadãos com câncer maligno. A proposta é de autoria de Ricardo Zampieri (PSL) e tem como objetivo tornar público (e de fácil acesso) os direitos dos cidadãos que enfrentaram a doença. O projeto será novamente discutido na próxima semana.

Ao entrar em votação na Câmara Municipal, a proposta de Zampieri foi elogiada pelos parlamentares, entre eles Doutor Magno (PDT), que é médico. A medida obriga o Executivo a divulgar no site oficial da Prefeitura os direitos dos cidadãos portadores de câncer, entre eles aposentadoria por invalidez, auxílio doença, isenção do Imposto de Renda sobre a aposentadoria, isenção do ICMS, do IPI e IPVA na compra de veículo adaptados.

Na tribuna, Ricardo lembrou que os deveres do cidadão são amplamente divulgados, como o de pagar impostos em dia, mas os direitos costumam ser esquecidos. “O cidadão que enfrenta um câncer maligno, além do impacto psicológico e da própria saúde, sofre ainda com dificuldades financeiras diante do tratamento que é longo e bastante desgastante”, destacou Zampieri.

O projeto de Zampieri lista uma série de direitos aos cidadãos com a doença, ainda entre eles a preferência no trâmite de processos judiciais ou a garantia de uma cirurgia reparadora de mama, no caso das mulheres que enfrentaram um câncer na região mamária. Ricardo destaca que o possível custo do projeto é irrisório perto do possível benefício que ele trará a população. “O paciente oncológico já enfrenta uma série de dificuldades, nada mais justo do que tornar seus direitos cada vez mais visíveis e claros”, contou o vereador.

De acordo com a proposta, a Prefeitura ficaria com a responsabilidade de detalhar quem teria direito a quais benefícios. “É importante que os cidadãos saibam que cada caso de câncer é distinto do outro em relação aos direitos. Existem critérios específicos para cada tipo da doença e isso deve ser bastante divulgados pelo Poder Executivo, para que não fique subentendido que todos os portadores possuem o direito a todos os benefícios”, ressaltou.

As informações são da assessoria. 

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE