Sanches Neto e Krum vencem as eleições na UEPG | aRede
PUBLICIDADE

Sanches Neto e Krum vencem as eleições na UEPG

O resultado saiu na noite desta quinta-feira, em evento realizado no Teatro Pax, em Vila Oficinas

Miguel Sanches Neto (reitor) e Everson Augusto Krum (vice) vão administrar a Universidade Estadual de Ponta Grossa
Miguel Sanches Neto (reitor) e Everson Augusto Krum (vice) vão administrar a Universidade Estadual de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

MATÉRIA ATUALIZADA

Os professores Miguel Sanches Neto (reitor) e Everson Augusto Krum (vice), vão comandar a administração da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 1° de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022. Concorrendo pela Chapa 1 (Somos UEPG), eles venceram a eleição realizada na terça (15) e nesta quinta-feira (17), nos polos de ensino da distância, em Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina e Maringá, e nos campi de Telêmaco Borba e de Ponta Grossa (Central, Uvaranas e Hospital Universitário). A apuração dos votos ocorreu, após as 22 horas, no Cine-Teatro Pax.

Pela fórmula que atribui pesos equivalentes aos votos de cada segmento da comunidade universitária (docentes, agentes universitários e alunos), a chapa ‘Somos UEPG’ obteve 59,1% dos votos válidos; enquanto a Chapa 3 (UEPG – Transformar é preciso), encabeçada pelos professores Marcelo Engel Bronosky e Almir Nabozny, teve 40,9% dos votos. Pelo valor numérico da votação, a Chapa 1 conquistou 1.056,8 votos; e a Chapa 3 levou 733 votos. Ainda foram registrados 42 votos brancos; e 71,4, nulos.

Em números absolutos, de 16.296 eleitores, 5.193 foram às urnas, registrando-se 11.103 abstenções, a grande maioria de alunos, cujo voto é livre. Docentes e agentes universitários são obrigados a votar.  A votação é eletrônica, em sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da UEPG. Este foi o quarto processo eleitoral para a Reitoria em que o sistema foi utilizado. O programa se utiliza de um sistema de criptografia RSA de 2048 bits para a transmissão de dados, a mesma utilizada por bancos e instituições financeiras.

POR SEGMENTO

Na estratificação da votação, por segmento, a Chapa 1 obteve 443 votos entre os docentes; e Chapa 3 somou 329 votos. Optaram pelo voto em branco 22 professores; e outros 27 anularam o voto. De 965 aptos a votar, foram às urnas 821 professores (144 se abstiveram da participação na eleição). Nos votos válidos, o percentual foi de 58% a 42%, pró Chapa 1.

Entre os agentes universitários, a Chapa 1 conquistou 602 votos; cabendo à Chapa 3 371 sufrágios. De 1.180 aptos ao voto, compareceram aos locais de votação 1.046 servidores. As abstenções somaram 134 eleitores; os votos em branco, 23; e votos nulos, 50. Com base nos votos válidos, a Chapa 1 teve 69,1% dos votos: e a Chapa 3 ficou com 38,1%.

No segmento dos alunos, foi registrado alto índice de abstenções. De 14.151 eleitores, votaram apenas 3.326 estudantes. A abstenção chegou a 76,4% (10.825 ausentes). A Chapa 1 obteve 1.781 votos; e a Chapa 3 registrou 1.475 votos. Dos 3.256 votos válidos, 54,7% foram para a ‘Somos UEPG’; e 45,3%, para a ‘UEPG – Transformar é preciso’. Dezoito estudantes optaram pelo voto branco; e 52 anularam o voto.

CALENDÁRIO

De acordo com o calendário eleitoral, após a apuração dos votos, nesta quinta-feira, até as 17 horas de 21 de maio, transcorrerá o prazo para a interposição de recurso, endereçado ao Conselho Universitário (COU). No dia 24 de maio, a Comissão Eleitoral encaminha ao COU, o mapa por urna apurada, contendo o resultado final, bem como, se for o caso, dos recursos interpostos no dia 21, devidamente acompanhados de parecer conclusivo, elaborado pela Comissão, opinando pela procedência ou improcedência das eventuais impugnações formuladas.

Em 5 de junho, ocorre reunião do COU para apreciação e decisão sobre eventuais recursos interpostos até as 17 horas do dia 21/05/2018 e/ou homologação do resultado da consulta para escolha do reitor e vice-reitor. O resultado com os nomes dos integrantes da chapa vencedora será encaminhado ao governador do Estado para a nomeação do reitor e vice-reitor, com mandatos no período de 1º de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2022.

TRANSIÇÃO

Na abertura do processo de apuração dos votos, no Cine Teatro Pax – UEPG, a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli colocou a Reitoria à disposição da chapa que sairia vencedora, para um processo de transição tranqüilo, de esclarecimentos e de aprendizagens. “Realmente desejo, falando em meu nome e do reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, que a chapa que sair daqui vencedora possa ter uma gestão frutífera, próspera e embasada no diálogo, pois o que importa e o que realmente merece a nossa energia e o nosso trabalho é a nossa UEPG”.

O reitor Luciano Vargas ausentou-se da apuração dos votos devido a compromisso em Guarapuava, onde foi dada posse ao novo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o ex-reitor da Universidade Estadual de Maringá, professo Décio Sperandio, que vinha ocupando o cargo de assessor técnico da secretaria.

A vice-reitora também ressaltou o eficiente trabalho da Comissão Eleitoral, presidida pelo professor Silas Guimarães Moro. “Sabemos que vocês se desdobraram para dar conta dos trabalhos cotidianos de vocês e mais ainda das atribuições da comissão. Obrigada por aceitarem esse desafio”. Os agradecimentos se estenderam ainda à equipe do NTI e todos os servidores que participaram do processo como mesários e aos motoristas que viajaram para transportar as urnas aos pólos EaD. Ainda cumprimentou os candidatos que se dispuseram a colocar seus nomes para a apreciação da comunidade. “Este é um feito nobre”, sentenciou.

OS ELEITOS

REITOR - Miguel Sanches Neto, 52 anos, cursou o Colégio Agrícola em Campo Mourão e se formou em Letras pela FAFIMAN. Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutor em Teoria Literária pela Unicamp (1998), fez pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal (2016). Professor-associado de Literatura Brasileira na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1993, foi Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Paraná (1999-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (2002-2003) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais (2006-2010). Como escritor, conta com mais de 30 livros publicados, tendo recebido várias distinções, entre elas o Prêmio Nacional Cruz e Sousa (2002) e o prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Obras suas estão traduzidas na Argentina, na Espanha, no Canadá, na Alemanha, na Itália e em Cuba. Em 2014, concorreu à reitoria pela chapa MAIS UEPG, obtendo 39,2% dos votos.

VICE-REITOR - Everson Augusto Krum tem 48 anos e é formado em Farmácia e em Análises Clínicas na UEPG, respectivamente em 1990 e 1993. Começou sua carreira no magistério superior como professor Colaborador na UEPG em 1994. Foi professor de Hematologia na UEL em 1996. E é professor da carreira docente desde 1998, na disciplina de Hematologia. Com mestrado em Análises Clinicas na USP (1996) e doutorado em Hematologia na Unifesp (2006), foi coordenador do Curso de Farmácia (1998 – 2001), Diretor Adjunto do SEBISA (2006 –2014), Diretor Acadêmico do Hospital Regional (2012 – 2013) e é Diretor Geral do HU – UEPG desde 2013, onde se destacou por uma gestão de grande sucesso. No âmbito externo, foi presidente (por quatro anos), vice-presidente e tesoureiro do Conselho Regional de Farmácia do Paraná, gestor de atividades médicas do Hospital Municipal de Ponta Grossa (2012 – 2013), e coordenador dos CAS - Prefeitura de Ponta Grossa.

VejaAQUI as proposta da chapa “Somos UEPG”. 

A síntese geral da votação e os espelhos das urnas podem ser conferidos no endereço http://www3.uepg.br/consultareitor/resultado/

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE